2010/07/26

Notícias do Dia

Jailbreak legalizado nos EUA, vulnerabilidade no WPA2, a HTC a dizer que afinal os LCDs são "melhores" que os AMOLED (que por sua vez eram melhores que os LCDs...), a Apple ao ataque do Droid X, e muito mais.


HTC os AMOLEDs e os LCDs


Já sabemos que as marcas gostam de anunciar os produtos como sendo "os melhores". Só que, não deixa de ser curioso assistir a uma marca como a HTC - que tem sofrido com a reduzida disponibilidade dos ecrãs AMOLED e se viu obrigada a recorrer aos bem mais fáceis de encontrar LCDs para equipar os seus HTC Desire e alguns Nexus One - venha agora a público dizer que afinal não há quase nenhuma diferença entre ambos os ecrãs, e que afinal o LCD ainda consegue gastar menos energia.

Então.... em que ficamos? Quando os vendem com AMOLED são melhores que os LCDs; mas quando os vendem com LCDs afinal ainda são melhores que os AMOLED?


Apple continua a cascar na Concorrência

Depois de toda a polémica do iPhone 4, que culminou com a oferta da capas gratuitas para todos, a Apple não desiste de demonstrar que muitos outros equipamentos sofrem de atenuações semelhantes.
O último "atacado" foi o Droid X.
(Sinceramente, não gosto de ver este tipo de coisas entre as marcas... mas neste caso, tenho que admitir que depois de todos os vídeos que foram colocados sobre o iPhone 4 - quando se sabia que *todos* os restantes equipamentos sofrem disto em maior ou menor grau - acho que a Apple está no seu direito de o demonstrar.)




Vulnerabilidade WPA2 descoberta

Já todos sabem que utilizar uma protecção WEP numa rede WiFi é praticamente equivalente a "nada"... Já se sabia que seria apenas uma questão de tempo até que o mesmo acontecesse com os protocolos mais seguros com o WPA, e parece que esse tempo está a esgotar-se rapidamente: já foi descoberta uma vulnerabilidade no WPA2.


Nova forma de integrar vídeos YouTube numa página

O Google anda a estudar uma nova forma de colocar vídeos YouTube nas páginas, abandonando o uso do "object" e "embed" e recorrendo unicamente a um <iframe>.

Este método permitirá que os vídeos possam ser visto utilizando a configuração predefinida pelos visitantes (que poderão assim utilizar leitores de vídeo HTML5 ou Flash) e eventualmente permitir que até os dispositivos mobile sejam detectados e tratados de forma específica.


Usando ARM para simular o cérebro


Um artigo interessante sobre as origens dos processadores ARM, que hoje em dia estão a revolucionar o mercado, e de como o Professor Steve Furber - um dos grande responsáveis pela sua concepção - não tem estando parado, e prepara agora uma nova revolução no capitulo das redes neuronais em larga escala.
Utilizando uma arquitectura denominada SpiNNaker, ele pretende construir um sistema equivalente a mil milhões de neurónios, cerca de 1% do cérebro humano, e que funcionará em tempo real.


Nos EUA o Jailbreak agora é legal

Talvez uma das maiores surpresas de sempre, nos EUA passa agora a ser legal quebrar as protecções abusivas de equipamentos e conteúdos:

1. Desencriptar um DVD para fins de "fair use", crítica ou em ambientes de ensino

2. Utilizar programas que permitam correr software legalmente adquirido nos telemóveis, que de outra forma não seriam possíveis (como o jailbreak no iPhone.)

3. Usar programas que permitam desbloquear o telemóvel para que possa ser utilizado com outro operador

4. Quebrar as protecções DRM de jogos, para efeitos de segurança ou investigação. (Aqui também fazia falta o fair use!)

5. Crackar programas que usem dongles de segurança quando esses dongles se tornam obsoletos ou deixam de ser fabricados

6. Permitir que um eBook seja lido em voz alta, mesmo que o eBook tenha sistemas para evitar esse tipo de uso.

3 comentários:

  1. O Super amoled do Samsung Galaxy S já está melhor que o do Nexus one, mas mesmo assim continuo a preferir o LCD (agora com ips), o padrão pentile faz-me um bocado confusão.

    ResponderEliminar
  2. Os processadores ARM andam a revolucionar o mercado há muito, muito tempo.
    Só que ninguém os via... :-)

    Agora, adquiriram um outro grau de notoriedade, devido a muitos factores sem excluir o iPhone claro, e repara que foi ao ponto de começar a corromper várias panelinhas que existiam sendo q mais conhecida a célebre Wintel. A Intel tem-se demarcado para outros campos, desistiu de uma linha completa de processadores para os "baixar" de nível de modo a competir neste mercado em "brasa" e pasme-se:
    - A MS acaba de licenciar a arquitectura ARM!
    Calcula agora a MS a fabricar um processador com esta tecnologia, hem?
    20 cores a correr em overclock para aí nuns escaldantes 3 GHz só para puxar a carroça dos seus SO's. Lindo! (claro que estou a ser mauzinho)

    @braço.

    ResponderEliminar
  3. Ter telhados de vidro dá depois nisto.
    http://www.mac4ever.com/news/56320/motorola_a_la_memoire_courte_ou_la_tete_ailleurs/

    ResponderEliminar