2010/07/23

Panda USB Vaccine

Bem a propósito do post do outro dia sobre os malwares que por aí andam, chamaram-me a atenção para uma útil ferramenta que muito pode ajudar a evitar a disseminação desta "praga".

Hoje em dia, as pens USB são provavelmente o meio mais utilizado para transferir informação de um lado para o outro... e graças à vontade com que o Windows pretende facilitar-nos a vida, no caso de existir um ficheiro autorun presente... este é executado automaticamente na maior parte dos casos.

E este é efectivamente ainda um dos meios mais utilizados pelos virus/malware para se disseminarem... Basta introduzirem uma pen USB infectada num computador que execute automaticamente o autorun... e pronto, serviço feito.


Mas... há uma pequena ferramenta que pode ajudar neste caso: o Panda USB Vaccine.


Uma ferramente gratuita que simplesmente "vacina" as Pens USB para que fiquem imunes a este tipo de ataques.
Como é que isso é feito? É simples... este utilitário cria um ficheiro autorun.inf inócuo, mas que não pode ser alterado ou apagado. Como tal... qualquer programa que pretenda re-escrever ou criar um autorun malicioso será impossibilitado de o fazer.


Claro que isto não invalida que a Pen possa conter ficheiros infectados e perigosos... (daí a necessidade de continuar a utilizar um anti-virus)... mas sempre ajudará a evitar a sua propagação e disseminação.


[Obrigado ao Miguel Leite, por ter falado desta útil ferramenta na nossa Mailing List]

5 comentários:

  1. Nesse caso tambem recomendo o AUTORUN EATER, que acaba por ser muito mais útil. É que esse panda vacina a nossa pen, mas o problema muitas vezes é as pens dos outros. Ora o Autorun Eater elimina qualquer autorun que exista nas pens, garantindo que não somos infectados.

    ResponderEliminar
  2. @Mário
    Este também faz isso. :)

    Podes ver ali no screenshot, a primeira opção é "vacinar" o computador (que efectivamente faz isso: disable do autorun.)

    ResponderEliminar
  3. Sim, podes indicar para vacinar todas as pens que se colocarem no pc.

    Agora o Avira e que não gosta muito dele, detecta que ele está a tentar escrever no autorun.inf e loqueia o acesso

    ResponderEliminar
  4. supostamente, by default, o windows nao se queixa do autorun e pergunta se o queres correr?

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar