2010/07/11

Temporizador como Motor para Time Lapse

Todos sabemos quão espectaculares podem ser os vídeos em tempo acelerado, criados através da combinação de inúmeras fotografias tiradas a cada X segundos, minutos, ou até mesmo dias.

Mas, ainda mais espectaculares, são os casos destes vídeos que para além de nos fazerem viajar no tempo, incluem animação da própria câmara.

Há inúmeros equipamentos profissionais (leia-se: caros!) vocacionados para este fim... no entanto, com um simples e barato temporizador de cozinha, podem criar o vosso próprio "motor" para o mesmo efeito! Ora espreitem:



E o resultado, pode ser algo como isto:

6 comentários:

  1. Que fixe :) Ver se roubo o temporizador da minha mulher para testar isto. Não sei é se ela vai gostar muito da ideia :D

    ResponderEliminar
  2. Diz-lhe que lhe ofereces um upgrade ao temporizador... eheh .)

    ResponderEliminar
  3. Não sei se vai nessa mas posso sempre tentar :D

    ResponderEliminar
  4. Ainda não percebi como tira as fotos, a única que vejo é o uso do temporizador como movimento de rotação 360º, onde é que está o mecanismo para disparar as fotos de x em x segundos??? Ou será que é só isso, a rotação??

    ResponderEliminar
  5. Sim, é só o mecanismo para rodar; a parte de tirar as fotos tem que ser a máquina a tratar.

    ResponderEliminar
  6. A Canon que ele está a usar permite tirar fotos de 1 em 1 segundo ou de 2 em 2 segundos, criando um filme com essas fotos.
    O problema é que não há possibilidade de ajustar a exposição, esta é feita automaticamente.
    E isto acaba por prejudicar o resultado final, porque em casos como este de grandes rotações ou situações de pôr-do-sol ou nuvens a passar, as exposições não são as mais adequadas...

    Mas a ideia é muito boa e dá para fazer coisas bastante originais...

    ResponderEliminar