2010/08/03

Vendas de Android Ultrapassam iPhone


As estatísticas demonstram o estado das coisas no mercado mobile: com as vendas de Android a ultrapassarem os iPhone nos EUA.

Mesmo assim, verifica-se a (ainda) falta de maturidade do Android, com cerca de 30% de utilizadores a pretender trocar de equipamento (a maioria a pretender trocar por um iPhone), enquanto que nos utilizadores de iPhones apenas 10% diz estar a pensar em saltar para outra plataforma.

No entanto... é panorama que se poderá modificar a médio prazo. Daqui por um ano imagino que grande parte das Apps criadas para iPhone existam igualmente para a plataforma Android... E nesse aspecto, as Apps em si começarão a ser cada vez menos factor de diferenciação - com a vantagem para o lado do Android, onde existirão Apps que não existirão na App Store do iPhone por causa das restrições da Apple.

4 comentários:

  1. Anónimo3/8/10 12:40

    android - plataforma.
    iphone - telemovel.

    comparar alhos com bugalhos...

    sinceramente prefiro o modelo de appstore da apple, apesar de eu ter um android. mas só o tenho pq o iphone é pornograficamente caro em portugal.

    no fim quem vai "ganhar" é o android. como sempre, não é a melhor plataforma que ganha mas sim a mais popular. aconteceu com mac/macOS vs pc/windows, vai acontecer com iphone/iOS vs "mta gente"/android.

    basicamente o android vai ser o windows dos telefones. apesar de ser baseado em linux.

    se a google não começar a controlar melhor a segurança da plataforma android e lançar correcções para falhas q estão corrigidas no kernel à um ano atrás, a coisa pode ficar muito feia muito depressa.

    é curioso como o steve jobs tem, recorrentemente, razão antes de tempo e nos empurra para o futuro para depois escolhermos ficar com algo "piorzinho mas que serve".

    oh well, vhs vs betamax, Blu-Ray vs HD-DVD, DVD-RAM vs (mais ou menos) DVD+/-R(W)...

    o melhor formato foi sempre o preterido. history repeats itself.

    ResponderEliminar
  2. Para comentar o artigo prefiro redireccionar para um outro que aborda a mesma questão com muita razão:

    http://techcrunch.com/2010/08/02/iphone-android-sales/

    Era óbvio que iria acontecer mas o iphone continuar a ser mais bem sucedido que qualquer telemóvel android.

    ResponderEliminar
  3. Há que saber olhar para as coisas.
    Não estou a menosprezar nenhum dos equipamentos/plataformas.

    O iPhone tem o mérito de ter conseguido "dar uma pedrada no charco", com um interface inovador (na altura) e que revolucionou o segmento da forma que todos sabemos.

    O Android tem o mérito de num curta espaço de tempo ter igualmente conseguido criar uma plataforma para inúmeros dispositivos, para todas as gamas de preços.

    Nada disso invalida que o momento em que o Android ultrapassar os iPhones (como era previsível há muito tempo - eu sempre o disse, desde há vários anos atrás) quer seja agora ou daqui por uns meses, seja um marco digno de registo.

    Não está sequer em causa qual é o "melhor"... Porque nisso todos sabemos que ambos têm pontos positivos e negativos e não há coisas "perfeitas para todos".

    ResponderEliminar
  4. @gonçalo mas tu leste algum dos comentarios q esse artigo recebeu?
    o fulano faz uma de guerrinha para conseguir mais publicidade

    faz lembrar este fulano
    http://linuxhaters.blogspot.com/
    e o curioso e' q este sabe do q fala

    ResponderEliminar