2010/09/21

FlashDrives USB 3.0 com RAM Cache

Com a descida de preços das "Pens USB" de grande capacidade, a maioria de vós já terá descoberto que comprar uma PEN de 16 ou 32GB muitas vezes tem que ser acompanhada de uma boa dose de paciência. Paciência para esperar que algumas poucas dezenas de Megabytes sejam vagarosamente copiadas para a Pen.


Pois é, não adiante ter muitos "Gigabytes" e "USB 2.0" escritos na etiqueta com pompa e circunstância; nada disso é garantia de bom desempenho - e efectivamente, penso que não haja nenhuma Pen Flash Drive USB facilmente acessível que tenha realmente o desempenho real que o USB 2.0 permite; e com o USB 3.0 a chegar, a diferença entre o real e o teórico serão ainda mais escandalosas.

Mas a Super Talent que mudar as coisas, e para os seus FlashDrive USB 3.0 propõe a utilização de RAM cache para acelerar o processo.

Com 32MB de memória RAM na Pen, a cópia de múltiplos ficheiros pequenos é acelerada de forma dramática. Nos testes da Super Talent, a cópia de 40 ficheiros MP3 passou de 17 segundos para menos de 5s; e a poupança de tempo é ainda maior quando se trata de centenas de ficheiros pequenos.

Obviamente, todas estas vantagens têm um impacto no preço.

As pens USB 3.0 Express RAM Cache Drive de 32GB e 64GB custam $129 e $209; enquanto as variantes sem a RAM Cache podem ser obtidas por bastante menos: $59 e $99.
A escolha dependerá de quanto valorizam o vosso tempo...

2 comentários:

  1. a diferença entre real e teórica é bastante, também, por causa do "formato" de transferência de dados. o usb sempre foi uma ligação barata e de má qualidade em que a velocidade real é bastante inferior á teórica e em que há muitos factores que a influenciam, o processador é um deles, visto que o processador tem que fazer algum trabalho com o usb.

    o firewire, por exemplo, é um formato muito melhor, não carrega o processador desnecessariamente e a velocidade teórica praticamente é a real.

    percebe-se que saia mais barato fazer flash discs usb mas com a capacidade q estes bichos atingem hoje em dia acho q está mais q na hora de evoluir para firewire. e não, o usb 3 n é mais rapido que o firewire mais rapido.

    ResponderEliminar
  2. Ter em conta que uma coisa é o protocolo, outra coisa é a sua implementação.

    O USB tem muitas vezes "mau nome" devido à implementação barata que os fabricantes utilizam, poupando custos, e fazendo parte do processamento utilizando o CPU do dispositivo - um pouco à semelhança do que os "soft-modems" fizeram há alguns anos, em alternativa aos modems "a sério".

    No entanto, com o USB 3.0 será inevitável ver o FireWire ainda menos.
    (E não esquecer que temos a promessa do LightPeak para breve...)

    ResponderEliminar