2010/09/07

Notícias do Dia

O DRM, a chegada do Nokia N8, Windows Phone 7, USB 3.0, diferenciais para insectos robots, e até um grande avanço na medicina. São as notícias que seleccionei para hoje.

DRMs Mundiais

Enquanto por um lado as empresas nos aliciam com os conteúdos em qualquer lado, e o streaming, e os canais "on-demand" e outras coisas que tal; por trás de tudo isso outro interesses conspiram secretamente para acertar as melhores formas de nos "lixar".
É isso mesmo, os EUA continuam a tentar impingir ao resto do mundo as abusivas e draconianas leis de DRM, que tornariam ilegal qualquer método de quebra de DRM, mesmo que não estejam a violar qualquer "direito de autor" - tal como sucede quando fazem jailbreak de um iPhone ou iPad para poderem instalar Apps legalmente adquiridas noutra App Store que não a da Apple.
Será que após todas estas décadas ainda não perceberam que não é este o caminho a seguir???
(Felizmente irei estar na IBC 2010, e esta questão será uma das que irei colocar a alguns dos representantes que por lá andam.)


Nokia N8 a 30 de Setembro


Os fãs da Nokia que mal podem esperar pelo Nokia N8 têm agora uma data para marcar no calendário: 30 de Setembro. É esta a data de lançamento do N8... e tenho que admitir que tenho curiosidade para ver que tal ele se comportará.


Nike+ GPS


Os fãs da corrida e do sistema Nike+ nos seus iPods e iPhones podem agora contar ainda um factor adicional para os levar à estrada. Com a App Nike+ GPS passam não só a poder controlar o ritmo das suas corridas como também o percurso que fizeram. Infelizmente não é uma App gratuita, mas... por 1€ e pouco, acho que não será impeditivo de quem corre por gosto e já utiliza o Nike+ regularmente.


Intel adopta USB 3.0?


Depois de um início algo atribulado, onde a Intel disse não ter grande interesse no USB 3.0, há rumores de que a sua próxima motherboard de referência irá contar com esta evolução do popular USB.
Caso assim seja, será mais um passo para que o USB 3.0 se torne tão comum como o USB 2.0 é actualmente.
(Isto, até que o Lightpeak - prometido para o próximo ano - veja a luz do dia.)


LG Optimus Windows Phone 7 com DLNA

Parece-me que a escolha do nome Optimus para estes novos modelos da LG com Windows Phone 7 vai ser uma dor de cabeça em Portugal (isto, se não forem obrigados a adaptar o nome, que causará outro tipo de confusões quando os consumidores o tentarem pesquisar na internet.)
Seja como for, este smartphones com o novo OS mobile da Microsoft irão contar com tecnologia DLNA, que permite uma interligação imediata com outros equipamentos, como os televisores.


Windows Phone 7 - The Revolution is Coming...

E por falar em Windows Phone 7, a Microsoft continua a sua campanha, agora com o slogan "The Revolution is Coming" / "A Revolução está a chegar..."



ARM Dual-Core da Samsung: Orion

Enquanto os ARM dual core a 2.5GHz não chegam, que tal este ARM A9 Dual Core Orion da Samsung, que apesar de correr a 1GHz oferece algumas características invejáveis, tal como: encoding e decoding de vídeo Full HD 1080p a 30fps, desempenho em gráficos 3D 5x superior aos chips precedentes, e suporte para três ecrãs simultâneos (por exemplo, dois no dispositivo, e ainda uma saída HDMI ligada à TV.)


Micro-Diferencial Robótico para Asas


Não deixa de ser curioso que, numa época controlada pela tecnologia e computadores, muitas soluções possam ser simplesmente... mecânica.
Confrontados com o problema de como controlar micro-robots semelhantes a insectos, cujas asas se podem danificar, obrigando a um controlo de alta-precisão; investigadores recorreram a um simples mas engenhoso diferencial mecânico que resolve todos esses problemas sem necessidade de equipamento electrónico complexo.



Rim Artificial Implantável

Da área da tecnologia aplicada à medicina chega-nos a notícia de que estamos próximos de ter um rim artificial que pode ser implantado nos pacientes. Mais um marco importante na história da medicina, e que novamente levanta a questão de quantos mais orgãos poderão ser substituídos por mecanismos artificiais.
No caso dos rins, as máquinas de diálise há muito que fazem parte dos equipamentos hospitalares, mas só agora graças à nanotecnologia, se conseguiu criar um aparelho pequeno o suficiente para ser implantado no paciente.
Como sempre, será algo que demorará bastante a chegar ao mercado, os investigadores dizem que os teste clinícos poderão começar daqui por 5 ou 7 anos...

9 comentários:

  1. Carlos, nao percebi esse comentario sobre os States estarem a tentar empurrar o DRM para o resto do mundo? Foi recentemente aprovada uma lei aqui que permite que se faca jailbreak / corra homebrew em qualquer aparelho (desde que percebas que o fabricante nao e mais obrigado a suportar-te quando o fizeres).

    Abraco,
    Luis

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao DLNA, espectacular! Mal posso esperar pelo dia em que temos os aparelhos todos interligados e podemos fazer coisas como as que vemos "em filmes" (tipo este -> http://www.youtube.com/watch?v=g7_mOdi3O5E&feature=player_embedded).

    ResponderEliminar
  3. Luis,

    Não foi uma lei, foi o "Librarian of Congress" que decidiu isso. Sim, isso mesmo. O Bibliotecário da Biblioteca do Congresso dos EUA tem poderes para, de 3 em 3 anos, determinar excepções à proibição de neutralização de medidas de protecção (sob recomendação do US Copyright Office, que faz parte da Libray of Congress).

    Nunca usou estes poderes para nada de relevante, mas desta vez abriu uma excepção para o "jailbreaking" de telemóveis e para a quebra da protecção dos DVDs para remixes não comerciais, fins educativos ou documentários, e mais umas coisitas:
    http://www.copyright.gov/1201/

    ResponderEliminar
  4. De qualquer forma, uma excepcao a lei, para mim, e identico a uma lei que PERMITE fazer algo ... heheh :o)

    Mas obrigado pela explicacao!

    De qualquer forma, tal como o DRM pode ter surgido aqui (acho?), tambem saiem EXCEPCOES (como tu lhe chamaste) ;o)

    Abraco!
    Luis Miguel

    ResponderEliminar
  5. Nelson,

    Estive a ver o link que deixaste e reparei nisto:
    "(1) Motion pictures on DVDs that are lawfully made and acquired and that are protected by the Content Scrambling System when circumvention is accomplished solely in order to accomplish the incorporation of short portions of motion pictures into new works for the purpose of criticism or comment, and where the person engaging in circumvention believes and has reasonable grounds for believing that circumvention is necessary to fulfill the purpose of the use in the following instances:

    (i) Educational uses by college and university professors and by college and university film and media studies students;
    (ii) Documentary filmmaking;
    (iii) Noncommercial videos."

    Na minha leitura, significa que podemos entao fazer o download de um filme que tenha sido feito e adquirido mediante a lei (por alguem?), se o vir ah porta fechada (uso nao comercial), com o intuito de poder criticar ou comentar a obra...

    O que achas desta leitura? ;o) he he he...

    ResponderEliminar
  6. É uma leitura interessante, mas aquilo só se aplica à neutralização do DRM, e não aos direitos de autor em si. :)

    Cá em Portugal, isso que dizes é aparentemente legal (desde que não faças upload), e nem precisa ser para "criticar ou comentar" a obra. Nos EUA... I'm not so sure... :)

    Esqueci-me de referir o papel crucial da EFF naquelas excepções. Foi a EFF que fez o requerimento para isso (e para outras que foram recusadas).

    ResponderEliminar
  7. Quanto aos "States estarem a tentar empurrar o DRM para o resto do mundo", a verdade é q praticamente todos os membros das Nações Unidas já estão obrigados a dar protecção legal às "medidas técnicas", pelo tratado WIPO de 1996:
    http://en.wikipedia.org/wiki/World_Intellectual_Property_Organization_Copyright_Treaty
    http://www.wipo.int/treaties/en/ip/wct/trtdocs_wo033.html#P87_12240

    No entanto, nas negociações do tratado ACTA, os EUA parecem querer incluir linguagem que limita um bocado a flexibilidade permitida pelo tratado WIPO. Nomeadamente com uma provisão que diz que não é preciso que neutralizar protecções tenha como objectivo violar direitos de autor para ser ilegal. Coisa que vai até contra decisões recentes de tribunais americanos:
    http://www.boingboing.net/2010/07/25/federal-judge-says-y.html

    Por outro lado o Michael Geist fala numa provisão que permite excepções às regras, ao estilo daquelas do jailbreak. Curiosamente a União Europeia opõe-se às duas.
    http://www.michaelgeist.ca/content/view/5285/125/

    Mas que raio é vai na cabeça dos negociadores europeus? Opõem-se a regras mais restritivas, mas também se opõem a regras mais flexíveis. Parece que não querem cá excepções para jailbreak...

    ResponderEliminar
  8. Espero que seja uma revolução à séria ou seja a queda da MS :D

    ResponderEliminar
  9. Quanto ao DLNA, tenho ideia de ter lido que a gama Galaxy da Samsung também suporta esta funcionalidade.

    ResponderEliminar