Sabendo que tenho pelo menos um interessado que vai achar piada a esta notícia; eis algo interessante sobre o novo Windows HPC Server.
A supercomputação e o HPC (High Performance Computing) podem não ser directamente visíveis para a maioria das pessoas, mas estão muitas vezes por trás de tudo aquilo que fazemos na web sempre que é necessário um enorme poder de processamento.
O mais recente Windows HPC Server tem agora alguns novos truques.
O novo HPC Server tem agora integração com o Excel 2010, permitindo o cálculo de folhas complexas - num dos exemplos, uma folha com 1700 registos que demorava 14h a calcular num desktop passou a demorar menos de 3 minutos num Windows HPC cluster.
Mas o mais interessante será que este novo Windows HPC Server pode agora utilizar o poder computacional de postos Windows 7 que não estejam a ser utilizados.
2010/09/23
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
"Montar" um HPC para acelarar um folha de excel não me parece uma decisão muito sensata a nível económico. Apostava mais no desenvolvimento de uma aplicação.
ResponderEliminarComo tudo, um super-computador (ou um cluster HPC) é uma ferramenta.
ResponderEliminarO tipo de uso que se lhe dá... fica ao critério de cada um. :)
Por acaso já tive uma macro que demorava 5m a calcular todas as sextas feiras
ResponderEliminarNão há nada em linux pra isto?
Em Linux certamente que já há. (Lembro-me de já ter lido sobre distros concebidas para cluster computing há alguns anos atrás.)
ResponderEliminarMas seria interessante ver algo parecido surgir numa distro "popular" tipo o Ubuntu Server a dar uso aos postos Ubuntus "livres". :)
Agora que dizes acho que o Maverick já traz qq coisa disso pré feita.
ResponderEliminarÉ verdade que é com cada um... mas dificilmente usar o excel para qq coisa que necessita dessa potência não é um abuso da ferramenta!
ResponderEliminarAtenção que me parece estarem a esquecer-se da parte da *integração* com o Excel.
ResponderEliminarNão se trata de usar "super-computação" para acelerar as folhas básicas de Excel "habituais"; mas sim usar o Excel como interface matemático para acesso ao poder de cálculo disponível.
Não acredito que se tivessem dado a este trabalho para depois 50% do processamento estar a ser deperdiçado nas "intepretações" do Excel. :)
Heheh, ja estou a ver que o post foi para mim meu amigo ;o)
ResponderEliminarPor acaso estas features de integracao com o Excel ja sao suportadas desde o HPC Server 2008 R1!
Acho que acrescentaram mais qualquer coisa mas, para mim, a real novidade e a capacidade de usar workstations Windows 7 em clusters HPC e isso veio com o novo Windows HPC 2008 R2. Ou seja, instalas o HPC Pack no Windows 7 e podes definir de que horas a que horas e que as workstations podem ser usadas para processamento do cluster :o)
Quanto a utilizacao do Excel e "o que isso tem de especial"...bem...a Microsoft tem usado isso como alto "selling point", tentando convencer-nos que ha MONTES de gente a fazer calculos realmente complexos no Excel :oD lol...se e verdade ou nao, nao sei...mas acho e estranho.
Os clientes com que trabalho nao usam o Excel mas sim Matlab, Abaqus ou aplicacoes desenvolvidas ah medida usando a stack MPI que vem com o Windows HPC 2008 :o).
Mas a verdade e que eles estao fartos de fazer alta publicidade nas feiras da especialidade, dando exemplos de simulacoes Monte Carlo e o camandro usando o Excel.
No global, acho que ate fizeram um bom trabalho mas duvido um pouco que aquilo va pegar (embora estejam a investir MUITO dinheiro na solucao)! ;o)
Isto ate pode ser porreiro mas o que eu acho REALMENTE porreiro sao as novas features do .NET que permitem paralelizar o codigo "muito facilmente" recorrendo a features do HPC 2008!
Por exemplo, crias um DLL e exportas como um servico no cluster e qualquer aplicacao que aponte para esse servico pode definir quantos cores / memoria ou nos computacionais quer usar e o gajo trata de tudo! ;o)
Trabalho muito com os developers da solucao e existem, inclusive, novas features na API dos gajos que fui eu que pedi heheh - pena e nao fazerem o que eu pedi para fazerem rotfl...mas enfim ;o))
Quanto a HPC em ambientes Linux, bem, aconselho usarem algo como o Torque:
http://www.clusterresources.com/downloads/torque/
Sou suspeito em falar dele porque, embora open source, e desenvolvido pela empresa onde trabalho ;o)
Mas e muito facil de configurar / instalar!
E claro que, alem disto, precisam de aplicacoes que tomem partido dos recursos extras - novamente, atraves de MPI OU serializando a tarefa e executando-a X vezes (i.e. partir um video em 2 e um no computacional processa a primeira parte do filme e o segundo processa a segunda parte).
@Luis
ResponderEliminarMuito obrigado pelos esclarecimentos. Já sabia que não ias deixar passar isto sem dizer alguma coisa ehehe! :)
Como dizes, a Microsoft tem os recursos para "tentar impingir" o que bem ententer a quem bem entender (no caso do Excel, por exemplo.)
Por outro lado, aquilo que dizes de também simplificar o processo, até no .Net, é sempre interessante - já que a programação "paralela" dá sempre dores de cabeça a muita gente, e toda a simplificação será bem vinda para que mais pessoas possam disfrutar dela quando necessário.
> Quanto a utilizacao do Excel e "o que isso tem de especial"...bem...a Microsoft tem usado isso como alto "selling point", tentando convencer-nos que ha MONTES de gente a fazer calculos realmente complexos no Excel :oD lol...se e verdade ou nao, nao sei...mas acho e estranho.
ResponderEliminarnao aches assim tao estranho.
Ja trabalhei numa empresa aonde o chefe da contabilidade fazia complexas folhas de calculo, q demoravam horas a processar.
E passei um ano a tentar explicar-lhe q qq SGBD (ate o MS SQL) fazia akilo em minutos se nao segundos.
Mas sabes como sao os contabilistas: nao mudam
@(``-_-´´)
ResponderEliminarPois enganas-te nem todos os contabilistas são assim, eu onde tenho passado tenho apanhado sempre gente bem aberta de espírito e alguns com idade. Eu por exemplo sou aberto de espírito ora se não fosse :) sempre a tentar mudar os processos e há certas coisas que realmente são mais difíceis de mudar, mas com jeitinho as coisas vão lá. Já trabalhei também numa multinacional, e digo, os ingleses eram mais fechados que os portugueses. Ok se calhar não foi o melhor exemplo pois o meu departamento eram só portugueses e era na realidade uma equipa fantástica :) .
Eu acredito que haja quem utilize! O estranho para mim e usarem isto como se fosse um ponto tao forte de venda (quando outras features sao MUITO mais interessantes e duvido que alguem precise de usar o Excel para fazer trabalho realmente pesado NO GERAL)! :o)
ResponderEliminarEles tem outras altas tecnicas de marketing para isto, estao a tentar OBVIAMENTE inundar o mercado ao maximo com a solucao para tentarem tirar share a clusters Linux.
Cenas como vendas do Windows HPC a 1 dollar para quem o quiser experimentar (isto foi durante um tempo limitado) e/ou fazer packs para que seja mais barato comprar o Windows HPC e SuSe Linux por eles do que seria comprar, por exemplo, apenas licencas Red Hat sao algumas das tecnicas que eles usam :oD.
E preciso ver que ja se andam a fazer clusters HPC em Linux/Unix desde os anos 80 prai e eles so lancaram a primeira solucao deles em 2006! Tem muito que fazer ate conseguirem conquistar um grande pedcao de mercado.
Va la que, ao menos, a tecnologia e interessante e estao a trazer coisas novas :o)
Claro que há quem use.
ResponderEliminarBoa sorte no licenciamento de milhares de CPU, para atingir uma fracção do processamento das distribuições Linux.
De resto as estatisticas falam por si. Quase todos os supercomputadores são Linux (ou variantes marteladas) sob clusters de AMDs/Pentiums ou Nvideas)
http://www.top500.org/list/2010/11/100