2010/10/11

Notícias do Dia

HUDs laser para automóveis, navegação em espaços cobertos, redes WiFi "virais", LCDs quase sem moldura, e muito mais.

Navegação Indoors



Depois das estradas, parece que a próxima etapa da navegação será feita no interior dos edifícios.
Oferecendo mapas do interior de centros comerciais e outras grandes áreas públicas. Quantas vezes não se sentem perdidos procurando uma loja específica, ou as casas de banho, num gigantesco centro comercial?
Com estes mapas no vosso smartphone, terão o caminho na palma da mão.
No futuro, muitos mais espaços poderão usufruir deste tipo de serviço, como jardins zoológicos, parques naturais, e outros - e quem sabe, até poderão usar os giroscópios nos smartphones que os disponham.

Head-Up display a Laser

A Pioneer demonstrou um sistema de HUD (Head Up Display) para automóveis que utiliza lasers para projectar as imagens (que vêm dum Android).
O sistema poderá chegar ao mercado em 2012... e faz antever as possibilidades de termos um smartphone que se interligue com o nosso automóvel e permita fazer estas (e muitas mais) coisas.




Discos Ópticos de 1TB

Para quem continuar a gostar de ter os seus dados em "CDs", e se os Bluray com as suas dezenas de GB não bastarem, eis que poderá ter em breve umas novas rodelas plásticas para se entreter: a TDK apresentou um disco óptico de 1TB.
Para tal, utiliza 16 camadas de 32GB em ambos os lado do disco e... não recomendo que esperem de pé para que isto chegue às lojas a curto prazo...


Rede WiFi Zombie

Se costumam andar na estrada e já se depararam com uma rede WiFi a surgir recorrentemente no vosso mobile, um pouco por todo o lado, com o apetecível nome Free Public WiFi - mas que infelizmente não vos dá acesso à net; fiquem sabendo que o mais provável é que esta rede apenas exista devido a um bug do Windows XP.


Quando um PC a correr um versão antiga do Windows XP não consegue encontrar nenhuma das suas redes WiFi "favoritas", cria automaticamente uma rede ad hoc com o mesmo nome da última rede WiFi a que se ligou.
Considerando que poucas pessoas conseguem resistir à palavra "Free WiFi", o processo funciona de forma viral, com milhares de pessoas a ligarem-se a esta rede... e o seu próprio computador a criar uma rede com o mesmo nome.
A Microsoft já corrigiu este problema no XP SP3, mas uma vez que muitos utilizadores não actualizam as suas máquinas... parece que esta rede "viral" continuará a surgir no espaço WiFi durante algum tempo.


LCDs de Moldura Ultra-fina

LCDs de 55" com molduras de apenas 1.9 e 3.3mm? É isso mesmo que a Samsung apresentou, e embora seja vocacionado para instalação em videowalls, onde se podem montar estes LCDs lado a lado com apenas 5.2mm de separação entre eles... não me importava nada de ter só um em casa. :)


Curtas do Dia

1 comentário:

  1. http://concurso.androidpt.com/index.php?op=app_detalhe&appid=13

    ja se faz ca por Portugal. n é preciso ir aos states para navegar dentro de edificios

    ResponderEliminar