2010/10/18

Notícias do Dia

Para além do fabuloso 3º aniversário do Aberto até de Madrugada, outras coisas marcam a actualidade tecnológica do dia: hacks a sites portugueses, a privacidade no Facebook (e fora dele), o Autocad, e muito mais.

ACAPOR hackada por Anonymous


O combate ao combate à pirataria já chegou a Portugal. O site da ACAPOR, que recentemente declarou guerra ao PirateBay, foi hackado e redirecciona os visitantes para o site do Pirate Bay - e o seu arquivo de emails foi disponibilizado a todos (640MB, para quem estiver interessado).

Privacidade e o Facebook

Enquanto isso, continuam as questões sobre a privacidade dos utilizadores no Facebook (mas não só no Facebook, já que este assunto acaba por ser transversal a tudo quanto se faz na internet.) Várias Apps do Facebook enviam dados sobre os utilizadores para dezenas de empresas de publicidade e de análise de dados.

Windows Phone 7 é o "Facebook Phone"?
Estas questões da privacidade tornam-se ainda mais pertinentes quando consideramos que estão a "sair" do ecrã do computador para nos acompanhar no dia a dia, em todos os momentos, em todos os locais. Com iPhones, Androids, e os Windows Phone 7 - que tem sido descrito como o verdadeiro "Facebook Phone" - parece-me que vamos entrar na era da confiança digital, onde será a reputação de cada empresa ou developer a fazer com que os utilizadores decidam (ou evitem) correr certas Apps.

Quem nos garante, por exemplo, que a vossa App favorita não esteja a tirar fotos de X em X minutos e a enviá-las para um servidor remoto, a par das vossas coordenadas, e até gravando as vossas conversas?
É certo que a plataforma vos pode dizer que a App vai aceder a essas funcionalidades, mas... se for esse o propósito real da App, quem nos diz que apenas as irá utilizar para o fim descrito?


AutoCAD regressa aos Mac

Depois de um longo interregno (18 anos!) o AutoCAD volta a estar disponível para os Mac. Resta saber se depois de tão longa ausência, com os utilizadores Mac a terem encontrado alternativas, será capaz de reconquistar o coração (e as carteiras) destes utilizadores.
Para saberem se vale a pena sequer considerarem, está disponível uma versão de demonstração válida por 30 dias.


Novo MacBook Air com SSD?

Alguns rumores apontam para que o novo MacBook Air possa ser "revolucionário" em algo que nem sequer se vê: no seu "disco". Em vez de usar um disco convencional, ou sequer um disco SSD, há quem diga que o novo MacBook Air poderá vir com um "SSD" integrado na própria motherboard. Algo que permitiria um design muito mais compacto e fino (com o inconveniente de deixar de ser "upgradável" pelo utilizador - mas a verdade é que a maioria dos utilizadores "normais" nunca faz upgrades nos seus portáteis.)


Curtas do Dia

1 comentário:

  1. João Sousa18/10/10 18:26

    Bom, se quisermos ser exactos, o Autocad já tinha muita penetração nos Mac: aqui há coisa de um ano, o Macbook Pro era um dos, senão o, portátil preferido pelos alunos da Faculdade de Arquitectura para o correr em Bootcamp.

    ResponderEliminar