2010/10/23

Notícias do Dia

Semana de "hacking" no Twitter, falhas de segurança que valem dinheiro, empréstimo de livros digitais no Kindle, a aproximação do Android 3.0 Gingerbread, e muito mais (sem esquecer a nossa sempre interessante selecção de "curtas"! :)




Firefox dá $3000 a miúdo de 12 Anos


Se há quem diga que a segurança não tem preço, perguntem a Alex Miller - que recebeu $3000 da Mozilla por ter descoberto uma falha crítica de segurança no Firefox. Nada como começar logo desde cedo! :)


Twitter Hack-week

Tal como os 20% de tempo livre que o Google incentiva que os seus empregados usem para "projectos malucos", agora é a vez do Twitter fazer uma loucura semelhante: com uma semana de "hacking", para ver que novos projectos podem dali surgir.
(E não subestimar estas coisas, o próprio Twitter saiu de uma "hack-a-thon" semelhante.)
Quanto a mim, apenas serve para me deixar ainda mais inspirado para o Codebits que se aproxima! :)


Kindle com empréstimos de eBooks

É uma funcionalidade interessante, que a Amazon agora promete até ao fim do ano: a possibilidade de emprestar eBooks nos Kindle.
Cada eBook pode ser emprestado uma vez, por um período de 14 dias, durante o qual não o poderão ler (só a pessoa a quem o emprestaram.)
Por muito bonito que pareça, não deixa de ser uma restrição totalmente absurda! Se isso faz todo o sentido nos conteúdos físicos - é ridículo tentar transpôr tal coisa para o mercado digital: onde uma cópia (ou um milhão delas!) não representa qualquer limitação.

Que sentido faz que uma pessoa - que já pagou por aquele conteúdo - deixe de poder lê-lo, só porque decidiu emprestar a um amigo? Qual a mais valia que isso traz para o consumidor? O que é que o distribuidor ou o escritor ganha com isso?... Absolutamente nada!

Mas... vindo de pessoas que metem os conteúdos digitais mais caros que os livros em papel... já nada me surpreende.
Que aprendam com o que se tem passado na música - que também continua à procura de um modelo ideal.
Porque... não tenham dúvidas... enquanto for mais atractivo piratar do que comprar; não é preciso ser um físico nuclear para somar "2" + "2"!

"Livros" para eBook Readers

Para quem não quiser perder o "look" clássico, que tal estas capas para leitores de eBooks que so tornam num autêntico livro? :)


Android 3.0 "Gingerbread" a chegar



As imagens não enganam o homem de Gengibre está mesmo a chegar ao quartel-general do Google! :)


Curtas do Dia

2 comentários:

  1. Não concordo de todo com a tua ideia sobre o serviço de empréstimos. É bem preferível que isto exista assim a não existir. Assim pelo menos podes emprestar depois de ler, se puderes emprestar a todos e mesmo assim leres, então só vai haver um comprador no mundo pois esse vai emprestar a todos.

    ResponderEliminar
  2. @metRo_

    Mas, foi isso mesmo que disse: acho muito bem que se possa emprestar.
    Mas... qual é a lógica de impedir que tu possas ler enquanto a outra pessoa o levou emprestado?
    Que é que eles ganham com isso?
    Tu já pagaste, já emprestaste... não lhes vais render mais dinheiro. Quanto muito, a quem emprestares é que poderá muito bem vir a comprar o eBook se achar interessante. (Nesse aspecto até acho que devia ser por menos tempo, tipo 1 semana.)

    Não me estava a referir a emprestar a 500 pessoas ao mesmo tempo. Até admitia que fosse apenas a uma de cada vez. O que me "choca", é retirarem-te o teu direito de leitura enquanto está emprestado - como se os conteúdos digitais tivessem qualquer "obrigação" conforme eram os livros físicos.

    Pela mesma ordem de ideias, os carros também deviam estar limitados às mesmas velocidades das carruagens puxadas por cavalos... ;)

    Os meios são diferentes, não percebo qualquer lógica de estar a impôr estas limitaçãoes artificiais; ao invés de estar a tirar proveito de todas as novas capacidades que os conteúdos digitais permitem! (e a lucrarem com isso pela positiva em vez de ser pela via do "chulanço" anti-consumidor!)

    ResponderEliminar