2010/11/08

Kinect da Microsoft Hackado


No dia que marca a chegada do Kinect da Microsoft a Portugal, eis que este parece já ter sucumbido aos "ataques" daqueles que pretendem usar esta câmara 3D para os seus próprios fins. (Algo que era mais que esperado - e que servirá até para ajudar na sua adopção nesta fase inicial.)

Por agora parece ter-se conseguido apenas controlar os motores do Kinect, mas sem dúvida que nas próximas semanas se consguirá ter acesso às partes mais interessantes... como o resultado da câmara 3D.




A respeito do 3D, já descobri também que a solução da MS não passa pelo uso da tecnologia time-of-flight como eu supunha. Afinal, era mesmo bom demais para ser verdade.



O Kinect projecta um padrão de pontos de luz infra-vermelha (invisível aos nossos olhos) e é através desse padrão que é calculada a informação da profundidade - que imagino será feita através de estereoscopia usando as duas câmaras.
Uma solução que se revela bem mais económica que a tecnologia time-of-flight. É pena, mas... pode ser que já seja suficiente para o fim que se pretende.

Daqui por umas horas já poderemos dizer, depois de experimentarmos um Kinect em primeira mão. :)

4 comentários:

  1. Hello Carlos!

    Ainda nao tive oportunidade de escrever uma review sobre o bixo (e ate es capaz de conseguir experimenta-lo antes que a escreva)? :o)

    Bem...acho que e melhor escrever mesmo aqui ;o)
    - estou impressionado com a tecnologia!
    - o Kinect e muito facil de calibrar, bastando acenar para ele para reconhecer as tuas maos e as poderes usar como controlo;
    - usas as maos para controlar um pointer no ecran e, para seleccionares as opcoes, e so deixares a mao parada durante uns segundos (prai 3 segundos?);
    - Se quiseres que te reconheca mesmo, basta calibrares com mais detalhe: ves uma matriz no ecran, ele pede-te para ires para varias posicoes na tua sala e para pores os bracos em formas diferentes (suponho que e assim que te tiram as medidas :o)). A partir dai ele reconhece-te logo!
    - Adicionar um segundo jogador foi muito facil! A minha mulher estava a jogar e eu aproximei-me, ele reconheceu-me e adicionou-me LOGO ao jogo! ;o) Obriga-te e a teres uma area bastante grande para jogarem 2 (na altura ainda nao tinha mobilia no apartamento pelo que foi na boa)!
    - Os comandos de voz tambem estao muito porreiros mas ainda ha bastante a fazer (tens poucas opcoes)! Dizes "xbox" e a tv mostra, em rodape, as opcoes que podes dizer.
    - O Netflix nao parece ter essa opcao mas uma aplicacao da ESPN usa-a! E podes escolher para onde queres ir dizendo apenas a opcao (i.e. "game highlights", "go back", "cancel", etc)...

    Se os gajos encherem todos os menus com isso, a xbox 360 vai ser um media center e peras! (falta e depois ainda mais conteudos e mais facilidade em aceder a conteudos na rede local [tipo shares samba]) ;o)

    Estou impressionado com o que fizeram embora agora seja uma questao de esperar a ver se vai pegar e vao sair muitos jogos que aproveitem a tecnologia!

    Em comparacao com uma Wii ou Ps3 Move, isto esta a milhas (ja que poder jogar sem qualquer tipo de controlo e MUITO melhor)! ;o)

    Vamos e ver se tambem extendem o Kinect a todas as partes do Dashboard! (ja que so consegues, neste momento, controlar por movimento a parte "Kinect" dele): acenas e ele abre-te um menu novo com as opcoes do Kinect [i.e. lancar jogos, calibrar, etc...].

    O Adventure tira photos enquanto jogas (tal como outros jogos) mas tem a opcao de fazeres upload delas (o que e muito porreiro ja que nem todos os jogos o permitem fazer!) :o)

    Uma outra coisa que reparei (nao muito importante mas interessante) e que nao detectou os movimentos dos meus dedos! ;o) Ou seja, quando te mexes ha um boneco em background (tipo "marca de agua") que faz tudo o que tu fazes e eu reparei que ele nao mexe os dedos (mas mexe o resto do corpo quase todo como tu) :o)

    Todas as partes "moveis" do teu corpo parecem estar representadas (minimamente) com excepcao das ancas! ;o) Fiz movimentos de ancas e o boneco nao se dobrava tanto quanto eu! hehehe.

    Abraco!
    Luis Miguel

    ResponderEliminar
  2. @Luis

    Obrigado pelo review.
    (Nao te assustes com o erro dos comentários longos do blogger - dá erro mas o comment fica!)

    Ainda bem que o Kinect aprovou. :)

    Quanto aos dedos, supostamente aquilo cria uma imagem 3D com apenas 320x240... pelo que não deve ter resolução suficiente para detectar os dedos com precisão.

    ResponderEliminar
  3. Hmm, curioso, nao sabia desse pormenor dos dedos! :o)

    Como acho que ja disse (ca noutro comentario), estava muito apreensivo quanto ao que eles prometiam. Quando saiu o anuncio ao Project Natal, os gajos prometeram fazer coisas demasiado dificeis e inovadoras mas agora ao ver o quao bem aquilo reconhece os nossos gestos para controlar o pointer (e os movimentos no global) achei "talvez ate consigam fazer o que prometem" ;o)

    Acho que, do anuncio original, o que mais duvido que consigam e mesmo a cena do puto virar o Skate para a consola e ela tirar a imagem do Skate para usar no jogo OU a outra que muda de roupa e partilha com a amiga em tempo real...

    Eu vi qualquer cena sobre isso no menu mas nao sei se era so conversa ou se era mesmo uma opcao / app...de qualquer forma uma coisa e certa: nao ira funcionar TAO BEM quanto na publicidade (com vestidos verdadeiros ;oD).

    Agora quero ver se eles permitem fazer video chamadas para o MSN...acho que nao.
    Vi la uma coisa qualquer sobre video entre outros Kinects ou Xbox Live Cameras (acho que assim que se chamam) mas acho que ate era so para quem tivesse uma "gold membership".


    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar