2010/12/06

20 Equipamentos Substituidos pelos Smartphones

Ainda me lembro do tempo em que frequentemente carregava comigo um Pocket PC, um GPS bluetooth, um telemóvel, uma máquina fotográfica, e sei lá que mais...
No entanto, era mais que certo: no exacto dia em que não levasse algum desses aparelhos comigo, seria o dia em que precisamente me iria fazer falta. (E já nem falo da chatice que era garantir que todos estivessem com a bateria carregada quando fossem necessários.)

Mas desde cedo tive consciência de que seria apenas uma questão de tempo até que a convergência digital permitisse a um único dispositivo fazer a maioria daquelas funções - e mesmo não sendo um substituto "total" de um equipamento dedicado (como uma máquina fotográfica "a sério"!), eventualmente chegaria a um ponto em que seria bom o suficiente para desenrascar na maior parte dos casos, com a vantagem de estar sempre connosco e não em "casa" no momento em que mais precisássemos dele.



Este artigo fala de 23 aparelhos que foram substituidos pelo iPhone - mas eu não vou especificar o iPhone directamente; o mesmo (ou mais) se aplica a um qualquer smartphone Android actual.

Embora alguns dos equipamentos lá referidos não sejam muitos habituais por cá, há muitos com os quais todos nos podemos identificar

  1. Telemóvel - Obviamente, a funcionalidade número 1, embora surpreendentemente esteja cada vez mais em desuso para muitos utilizadores que preferem utilizar SMS, emails, redes sociais, etc. para se manterem em contacto.
  2. VoIP - para além de telemóvel, graças ao VoIP torna-se possível ligar para qualquer telefone do mundo a preços mais reduzidos que os praticados pelos operadores.
  3. iPod/MP3 Player - poucos serão aqueles que, para além do smartphone ainda se darão ao trabalho de carregar um media player dedicado.
  4. GPS - Não há falta de ofertas de programas bem conhecidos, do "nosso" Ndrive ao TomTom, e sem esquecer o Google Maps.
  5. Rádio - Longe vão os dias em que nos tinhamos que preocupar com sintonizações das rádios locais/nacionais. Actualmente... podemos ouvir praticamente todas as rádios do Mundo.
  6. Máquina Fotográfica - Como disse, o factor comodidade (e a possibilidade de imediatamente as enviarmos para a internet) faz com que se tornem mais atractivos que carregar uma câmara digital às costas.
  7. Câmara de Vídeo - Filmando até em HD, e com a possibilidade de enviar logo para o YouTube... faz dos smartphones a ferramenta ideal para captar "o momento."
  8. Consolas de Jogos Portáteis - A ameça às Nintendo DS e Sony PSP está à vista.
  9. Localizador WiFi - Basta terem o vosso smarpthone convosco, para vos avisar das redes WiFi na vizinhança.
  10. Relógio Despertador - Se deixei de usar relógio de pulso pouco tempo depois de começar a andar com um telemóvel; o despertador fica agora também a cargo do smartphone. (Ter apenas atenção à sua "inteligência" ao mudar de país... não se vá dar o caso de adiantarem o relógio que já se tinha ajustado automaticamente, e acordarem 1h mais cedo desnecessariamente - como já me aconteceu! :)
  11. Leitor de eBooks - Novamente, não é um substituto "a sério", mas permite desenrascar quando não é conveniente carregar mais nada na bagagem. Com os ecrãs de alta-resolução que agora temos, é perfeitamente possível usar um smartpthone para umas leituras.
  12. TV Portátil - Com inúmeras Apps à disposição, torna-se possível ver canais de TV, e até aceder aos programas que temos gravados em nossa casa.
  13. Gravador de Voz - ... até dá que pensar, será que alguém ainda usa daqueles gravadores de voz "à moda antiga"?
  14. Calculadora - Até fico com saudades dos tempos em que não dava descanso à minha Texas Instruments. 
  15. Bússola - a par do GPS, e agora com acelerómetros e giroscópios, um smartphone oferece um conjunto de sensores invejável.
  16. Pen USB - por cabo, ou sem cabo, sem falar de serviços como o Dropbox, os nossos dados estão sempre connosco.
  17. HotSpot WiFi - no caso de terem um Android recente, poderem partilhar a rede com os vossos amigos ou outros equipamentos, é uma vantagem enorme.
  18. Sistema Anti-Roubo - Desde poderem aceder remotamente às câmaras de vigilância em vossa casa, ou usarem-no para detectarem onde anda outro equipamento "perdido", até à possibilidade de o bloquearem remotamente para que os vossos dados não sejam usados indevidamente.
  19. Bloco de Notas - é fácil de esquecer... mas a verdade é que ainda me lembro do tempo em que andar com papel e caneta era "obrigatório", e hoje em dia dou comigo a tomar notas no smartphone (ou então a simplesmente tirar uma foto, ou gravar um clip de voz).
  20. Enciclopédias - Ok, não é um "equipamento", nem sequer era algo que se pudesse/quisesse carregar às costas. Mas a verdade é que inúmeras vezes desejávamos poder fazer, para tirarmos a limpo qualquer dúvida que pudesse surgir a qualquer momento. Com o acesso imediato a todo o conteúdo da Internet, nunca foi tão simples descobrir em que ano nasceu aquele actor, ou qual o Homem mais alto do Mundo, ou qualquer outra coisa que surja numa discussão entre amigos...
Aproximamo-nos agora do momento em que os smartphones passarão a substituir ainda mais coisas: servindo como forma de pagamento; como media players que podem reproduzir filmes nas TVs da sala; e até como "computadores de trabalho", ligados a monitores e teclado.

Como disse anteriormente, poderão continuar a existir equipamentos dedicados para cada uma destas funções... mas não deixa de ser incrível que tudo isto possa agora ser carregado num aparelho que cabe num bolso.

... Agora só falta assistirmos a uma evolução equivalente na área das baterias e autonomia dos smartphones... :)

4 comentários:

  1. Exactamente!
    Depois desses 20, o ponto #21 poderia ser igualmente um computador portátil ou netbook, pois em muitos cenários um iPhone ou smartphone serve bem para colmatar algumas necesidades.

    ResponderEliminar
  2. Dos_Passos6/12/10 17:25

    4.GPS
    Sempre que precisei de um GPS dedicado tinha-o deixado em casa. De facto ter um no smartphone resolve (mais um cabo de alimentação ligado ao esqueiro do carro, senão descarrega depressa. O Navv, powred by Ndrive, tem-se aguantado no App Store, não se sabé é até quando.

    17. HotSpot WiFi - no caso de terem um Android recente
    Com um iPhone jailbreak vale a pena gastar 19,9 dólares com o MyWy do Cydia.

    De facto é uma lista impressionante. Concordo com tudo ... e com a necessidade de um tablet, para tornar as letras e imagens maiores :D

    ResponderEliminar
  3. Excelente post, um dos melhores do Blog. Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Mais uns anos e até substitui o papel higiénico. Lol pensando bem esperemos que não.

    ResponderEliminar