2010/12/06

Android 2.3 Gingerbread

É oficial, o Android Gingerbread (2.3) foi anunciado pelo Google a par de um novo SDK para os developers - e do novo Nexus S.

O Android passa a ser mais atractivo para jogos, com funcionalidades melhoradas para melhor desempenho e acesso aos sensores e OpenGL ES; tem multimedia melhorado, com suporte para vídeo VP8 e WebM, assim como AAC e AMR e novos efeitos áudio; suporte para câmara frontal, NFC, SIP/VoIP; entre outras...

Há também uma ferramenta que muito agradará aos programadores, o novo UI Builder. Uma ferramenta que permitirá criarem os vossos ecrãs arrastando componentes. Algo pelo qual muitos aguardam, e que finalmente aparece (mesmo que ainda seja um "work in progress"...)

Update: aqui estão algumas das novidades - que mais parecem indicar que realmente se trata de mais um "pequeno passo" em direcção a um Android 3.0, que finalmente trará novidade a nível de uniformização do interface, etc.

6 comentários:

  1. Carlos Cardoso6/12/10 18:32

    Caro Carlos,
    Quem tem o "Froyo" "oficial" vai ter possibilidade de actualizar para o "Gingerbread" ou é apenas uma "doçaria" para novos equipamentos ou "developers"?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. @Carlos

    Isso agora, é que é a grande incógnita.
    Vamos lá ver que tipo de suporte é que as marcas vão dar aos equipamentos.

    ResponderEliminar
  3. Caro Carlos,

    Por acaso sabe se o HTC Desire terá essa actualização

    ResponderEliminar
  4. @Tiago pela minha experiencia, n contes com isso. e a sair, so la pra meados do ano q vem... mas duvido.

    ResponderEliminar
  5. @Bugabundo Eu já tive a pesquisar e pelo que percebi a HTC disse que muitos dos seus telefones iriam ter a actualização. O que me faz acreditar que vai ter é o facto do seu irmão gemeo Nexus One tem, não vejo uma razão para ele não ter. Aliás o Desire é um dos ex libris da HTC.

    ResponderEliminar
  6. Carlos Cardoso10/12/10 10:17

    Vale o que vale mas segundo o Android News:

    «Here’s a short one for you. According to the official Twitter account of Samsung India, Android 2.3 Gingerbread will be coming to the Galaxy S line. The tweet sent out states:

    @jaiber Yes we will get gingerbeard on GalaxyS ^PC

    So, if you’ve got a Galaxy S, this could be great news… unless Samsung decides to change their minds again. Be sure to let us know what you think in the comments below!»

    ResponderEliminar