2010/12/03

Gestão dos Albuns no iPhone

É (mais) uma das grandes falhas no iPhone, e que muita falta me tem feito ao longo destes anos: a impossibilidade de gerir os albuns de fotografias e vídeos no iPhone (sem recurso ao iTunes).

Graças a isso, e à minha aversão ao iTunes, o meu iPhone permanece com um único album desde que comprei o meu 1º iPhone há mais de 2 anos atrás, com vários milhares de fotos.

Não seria tão simples permitir que cada utilizador criasse novos albuns e movesse as fotos entre eles conforme quisesse?



Pois bem, agora já podem... desde que tenham feito jailbreak ao vosso iPhone.
Este PhotoAlbums+ na Cydia faz isso mesmo, e - só espero que a Apple dê a mão à palmatória e implemente igual funcionalidade - quanto antes!

5 comentários:

  1. A Apple costuma falhar em aspectos simples, antes era o copy and paste agora isto, o meu nokia 5230 deixa me criar pastas e gerir o defeito dele é nao colocar nome visivel tenho de carregar uma vez para aparecer o nome da pasta

    ResponderEliminar
  2. existe algo mais facil do que o iphoto para gerir fotos e albuns.
    tenho pelo menos 20 pastas de fotos criadas no iphone.
    quanto a musica e videos a apple tem de mostrar que o iphone ainda combate a pirataria..... a pois e...´o aberto ate de madrugada nao usa a app itunes do iphone para comprar musica e videos.... usa o cydia, pois.....fundos para gadgets.... ?

    ResponderEliminar
  3. Caro @Anónimo

    Não uso, nem pretendo usar o iPhoto, por muito fácil que seja.
    Quanto ao iTunes, caso fosse visitante habitual do blog, saberia que também não aprecio ser obrigado a usá-lo: e por isso mesmo uso-o apenas "quando obrigado". Ou seja, para fazer updates ao firmware, e um ou outro backup ocasional.

    Destesto softwares que instalem vários serviços que ficam continuamente a ocupar recursos, mesmo quando não são usados 99% do tempo. Daí a minha "mania" de querer fazer o máximo de coisas no própio iPhone, sem recurso a "software bloatware" no PC.
    (Para comprar Apps/música/vídeo, posso fazê-lo directamente do iPhone, obrigado - sem necessidade do iTunes no PC)


    Quanto ao Cydia, e embora pessoalmente não tenha feito jailbreak a nenhum dos meus iPhones (não que tivesse que dar quaisquer satisfações quanto a isso) demonstra claramente a ignorância de quem prefere não querer saber do que fala.
    O Cydia é unicamente uma App Store alternativa, onde se podem encontrar Apps que nunca seriam aprovadas pela Apple.
    E se mais prova fosse necessária, esta própria App PhotoAlbuns+ é paga!

    Tentar reduzi-la a "pirataria" seria o equivalente a dizer que o Google também apenas serve para piratar, já que permite pesquisar por torrents e afins.

    Quanto ao fundo para gadgets, não percebo a tentativa de associação...

    ResponderEliminar
  4. Um fabricante tem todo o direito de desaconselhar um uso que considera pernicioso para o equipamento que vende, e pode perfeitamente estabelecer sanções contra isso. Mas daí a proibir legalmente os tais usos "alternativos" vai uma grande distância. Especialmente se esses usos alternativos não têm, comprovadamente, nenhum efeito colateral que possa por a segurança de ninguém em risco.
    Daí que eu considere que nem a Apple nem outra marca nenhuma tem o direito de me proibir legalmente de efectuar um jailbreak do aparelho. Tenho todo o direito de o fazer, desde que obviamente esteja disposto a arcar com as consequências do contrato particular que estabeleço com o fabricante na altura da compra, isto é, a perda da Garantia e a perda do direito a assistência técnica. Mas não mais que isso.
    Fazer jailbreak é como usar um ferro de engomar para assar sardinhas. A marca desaconselha, mas o ferro é meu, e eu faço o que quiser com ele. O que não posso é tentar accionar a garantia por causa de ter entrado gordura para a placa de circuitos!
    Por isso é que não compreendo que o assunto "jailbreak" seja tabu em tanto sítio pela net fora.
    Já o desbloqueio é outro assunto completamente diferente.
    Dito isto, informo que nenhum dos iphones que tenho estão "jailbroken" porque actualmente acho que já não vale a pena. Mas no início, quando ainda havia poucas apps e faltavam algumas funcionalidades mais básicas, estiveram!

    ResponderEliminar
  5. Boa noite!

    Eu sou a favor da sincronização do iPhone através do itunes! Nunca vi grande incomodo nisso! até me agrada a ideia, ter no iphone as fotos e musicas que tenho todas organizadas no iPhoto e iTunes. Espectáculo! (para não falar de tudo o resto, calendário, contactos..)


    Cumprimentos.

    ResponderEliminar