2011/01/27

As Chulices dos Dados e dos Dados

Ainda me lembro do tempo em que ter uma ligação de dados num telemóvel era apenas um sonho, reservado apenas a quem pudesse pagar as pesadas mensalidades impostas pelos operadores.
(Aliás, ainda sou do tempo em que ter sequer um telemóvel era já um luxo reservado a poucos! Mas isso agora não interessa...)

O que interessa é que, lentamente as coisas foram evoluindo e - muito lentamente - os tarifários de dados móveis lá se foram tornando numa coisa mais aceitável... e que agora se começa a tornar cada vez mais "obrigatória", com o surgimento dos iPhones e Androids, e demais smartphones.

Mas, claro que as operadoras não iam deixar de tentar rentabilizar ao máximo este novo mercado, pois não?

Claro que não!
Portanto, chegamos agora ao ponto em que já não basta pagar um tarifário de dados; mas somos também roubados obrigados a pagar pela forma como esses dados são utilizados!

Ou seja... há dados... e dados!

Querem usar a internet no vosso smartphone? Muito bem... usem e abusem (desde que não cheguem ao limite - mesmo nos "ilimitados").
Mas... querem usar os dados do vosso smartphone no vosso portátil, via tethering? Então cuidado! É que, dependendo do vosso tarifário, esse consumo de dados pode já surgir como consumo de dados "extra", pago à parte dos dados incluidos.
E agora com a possibilidade de usar um smartphone como "hotspot wifi", partilhando a internet com muitos outros dispositivos; há operadores que começam a cobrar ainda mais por essa funcionalidade.

Sinceramente... dados são dados! E já pagamos uma mensalidade que inclui os "Megabytes" respectivos. Que lógica tem querer cobrar extra por algo que já estamos a pagar mensalmente!?!

Felizmente, no meu tarifário Vodafone os dados são dados, e nunca me surgiu tal aberração de me quererem cobrar extra por tethering. Mas, vejamos se a introdução do modo hotspot no iPhone não serve de desculpa para que comecem a cobrar taxas extra como tem acontecido nos EUA.

Espero sinceramente que não; e aliás, nem percebo como é que a Anacom poderia deixar que algo deste tipo aconteça: afinal, não é o seu dever "regular"? Então que regulem bem estes senhores que parecem andar desregulados em busca de dinheiro fácil à custa dos clientes!

10 comentários:

  1. João Sousa27/1/11 10:34

    Se vamos começar com esta história do "eu ainda sou do tempo...", eu dou a minha:

    Eu ainda sou do tempo em que nem todos tinham um telefone EM CASA. Quando queriam fazer ou receber chamadas, iam à mercearia do bairro - ou usavam o telefone no trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Se a Apple se faz pagar pela licença do tethering em IOS porque não o vão fazer os operadores? se pegares em outro smartphone consegues partilhar sem problema

    ResponderEliminar
  3. @networkpadawan

    Isto não tem nada a ver com a Apple. Não se paga, nem nunca se pagou, qualquer "licença de tethering". Isto é algo exclusivamente da responsabilidade dos operadores.

    Num caso concreto, um amigo que renegociou o contrato com a Optimus começou a receber conta discriminada dos dados "mobile" e dos dados "tethering" - e teve que se meter ao barulho para que voltar a ter dados "genéricos".
    E como referi, nos EUA as operadoras começam também já a cobrar uma taxa adicional para "hotspot"...
    Espero bem que os operadores nacionais não entrem por este caminho - mas a tal discriminação dos dados tethering já é mau prenúncio das suas intenções.

    ResponderEliminar
  4. Em relação ao caso dos EUA, acho que faz algum sentido, uma vez que, segundo o que sei, essa taxa extra para uso do hotspot é usada nos contratos com dados ilimitados (acho que lá são mesmo mesmo ilimitados...). Ou seja, uma coisa é usar dados ilimitados num smatphone (por muito que se use, nunca serão 2 Teras, acho), outra é usar dados ilimitados em 5 computadores, através do hotspot...

    ResponderEliminar
  5. acho que te deves informar melhor...e o teu amigo tambem..
    isso acontece apenas com o iphone porque a apple vende a licensa, se pegar-se num blackberry, android, nokia, e por ai, fazes tethering pelos operadores sem pagamentos adicionais...

    ResponderEliminar
  6. @networkedpadawan

    Isso também eu sempre o fiz, com o iPhone. Novamente, isto nada tem a ver com o equipamento, mas sim com as políticas dos *operadores*.
    Nos EUA é bastante normal cobrarem extra pelo tethering - coisa que por cá tem sido gratuita (embora como disse: já há casos de tentativas de cobrança extra.)
    Aliás, relembro que por cá já tinhamos o tethering activado enquanto na AT&T este nem sequer estava disponível - novmanete, por opção do *operador*, e não por imposição/limitação da Apple.

    É terem atenção ao que vos aparece nas contas, e verem que não vos começam a cobrar dados indevidos - e não, desta vez não é a Apple que cobra... será mesmo a Optimus/Vodafone/TMN/etc. ;)

    ResponderEliminar
  7. Olá pessoal, estive hoje uma pequena reunão com o pessoal da parte de dados da Vodafone portugal, por motivos de teste a nova radio (versão) que vem no ios4.3 e coloquei a questão da taxação de hotspot pessoais no iphone4.
    Podem ficar descançados não irá ser cobrada nenhuma taxa adicional por partilhar a net por exemplo com o ipad, mas para isso teem que ter um pacote de dados incluido no vosso iphone (exemplo plano best 100 etc...)

    Pelo menos a vodafone não vai cobrar mais, o trafego é abatido ao vosso pacote mensal de dados, se passarem claro teem que pagar.

    é tudo por agora

    ResponderEliminar
  8. @joao

    Fico contente por ouvir isso! ufa!

    ResponderEliminar
  9. Na vodafone isso não acontece certo?

    ResponderEliminar
  10. Na TMN utilizo pontualmente o "tethering" há anos sem qualquer problema, ou custo adicional.

    Mas atenção aos subscritores do MusicBox no telemóvel!
    Descobri ontem que o tráfego de dados efectuado por esta aplicação estava a ser contabilizado no meu plafond mensal, quando deveria ser grátis.
    Entretanto aguardo resposta da TMN à minha reclamação...

    ResponderEliminar