A recorrente questão do Android e das suas actualizações frequentes, que muitas vezes continuam a fazer desesperar os possuidores de modelos mais antigos... mas que também afecta os modelos mais recentes.
Enquanto no iOS da Apple, 90% dos equipamentos tem instalada a mais recente versão do sistema, no Android o panorama é bem diferente.
Mesmo ignorando-se o facto do Android 2.3 só ter sido lançado há poucas semanas; e pegando-se no Android 2.2 - com mais tempo que a última versão do iOS da Apple - mesmo assim, essa versão está presente apenas em cerca de 52% dos equipamentos.
Uma grande percentagem (35%) continua preso na versão 2.1, e ainda há mais de 10% com versões anteriores.
É certo que o Android já se encontra numa fase de maior estabilização, que eventualmente poderá dar uma maior segurança a quem se preocupa com este tipo de questões: mas é preciso não esquecer que já temos novas versões prometidas para breve... o 2.4 e o 3.0 estão a chegar, e não auspiciam nada de bom para todos aqueles que ainda agora sonham em poder eventualmente ter o 2.3 nos seus Androids.
Parece-me essencial que as marcas se empenhem cada vez mais em trazer estas actualizações para os seus equipamentos de forma atempada; e que informem os clientes de forma clara das intenções de actualização futura ou não. (O recente episódio da Samsung, que nos EUA tem adiado a actualização para o Android 2.2 por motivos de "marketing", em nada abona a seu favor.)
[via Techcrunch]
Os sucessivos 'upgrades' do iOS não estão directamente ligados a substanciais melhorias do sistema mas sim a formas de ultrapassar os recorrentes 'jailbreaks'. Mas, realmente, as actualizações do 'Android' parecem convulsões nervosas que emergem a espaços e rigorosamente localizadas.
ResponderEliminarSe formos a ver, o Google nexus one ja tem o ginger bread, uma rom criada pela propria empresa que criou o OS Android, naquele que foi o seu primeiro equipamento oficial.
ResponderEliminarO problema esta nos varios interfaces dos outros fabricantes que o android pode conter, desde o sense iu da htc, o touchwiz da samsung, o racheal iu da sony ericsson, etc, que demora muito tempo até que estes venham para acesso ao publico (falo mais pelo SE X10 que nunca mais via a versao 2.1 para o seu equipamento).
Obvio que senão houvesse esta liberdade de cada fabrincante colocar o seu proprio interface e a google pudesse actualizar todos os telefones com android, independente da marca, acredito muito sinceramente que esse grafico seria bastante diferente.
To Carlos Cardoso
ResponderEliminarEssa das actualizações do iOS serem "apenas" para quebrar o jailbreak é para rir?
Quanto não ganha a Apple com o Jailbreak?
To Carlos Martins
Essa do 2.3 ter "poucas semanas" é favor!
Já tem mais de 1 mês. :\
vcs gostam de exagerar....
ResponderEliminaro source saiu precisamente há um mês e um dia (dia 17 de Dezembro)
O NS ficou à venda dia 12, nos EUA
On 6 December 2010, the 2.3 (Gingerbread) SDK was released.[58] Changes included:[59]
ResponderEliminarWikipedia "informa".
agora saiste te mal :P
ResponderEliminarSDK != OS
E não só. Ainda não se sabe se o moderníssimo Galaxy Tab vai ter direito ao Android 2.3 ou outro.
ResponderEliminarÉ suposto que uma nova versão do SO traga algumas melhorias, que até podem não ser muitas, para todos os equipamentos existentes. É assim com o iOS.
Com equipamentos iDevice é - compre agora o equipamento e daqui a um ano venha comprar outro novo, mas pode ir sempre actualizando o SO.
Com os Android é - compre agora o equipamento e daqui a um mês pode vir comprar outro novo, mas se sair outro SO para o mês que vem já não consegue actualizar o do equipamento que comprou hoje.
Há qualquer coisa de errado na liberdade de escolha que o Android permite.
90% sem perda de performance? :p
ResponderEliminar90% já actualizaram, para o iOS 4.2.1, com ganhos de perfomance. Os outros 10% estão à espera que o jailbreak seja aperfeiçoado :D
ResponderEliminarTo Fernando.
ResponderEliminarQuando um software development kit (SDK) é disponibilizado aos developers já os "parceiros" que fabricam e vendem hardware o têm há algum tempo.
Aqui qd se fala de lançamento, é qd a ROM chega ao consumidor....
ResponderEliminarou no caso dos entusiastas, qd ha o source drop
To BUGabundo
ResponderEliminarROTFLOL
Mas do que é que se está a falar? Exactamente dos fabricantes demorarem muito a DISPONIBILIZAR ao consumidor depois de ter sido lançada uma nova versão.
O lançamento (pelo que você quer "enganar") dessa forma pode até nunca ser efectuado. Se determinada marca resolver não "lançar" determinada versão ela deixa de ter existência?
Não tente atirar areia aos olhos. O que está em causa é o tempo que os fabricantes de equipamentos que têm como SO o Android demoram até disponibilizar a versão ACTUAL para os seus equipamentos. É ridículo e é o GRANDE calcanhar de Aquiles do Android.
Cabe na cabeça de alguém lançar um modelo agora vindo com a V2.1 ???? Ou mesmo a V2.2???
O que não se diria se a marca XXXXX (fabricante de PCs) lançasse um computador e este viesse com o WinXP? Ou a Apple (por ex.) lançar um yMac que viesse com o OSX 10.3 e não suportasse o SL?
@kinkas n tenho paxorra para trolls pah!
ResponderEliminara serio... a unica pessoa aqui a "atirar areia" és tu.
se n keres android pq n tens a ultima versao, n compres.
Se é verdade q os fabricantes n fazem o q nós consumidores desejamos, tambem 'e verdade, agora q raio e' tas para ai falar de datas de lançamento dos fabricantes?
eu so me referi a uma e apenas uma: a o AOSP e Google
É simples.
ResponderEliminarO SDK do 2.3 foi lançado dia 6
É intolerável serem vendidos equipamentos NOVOS HOJE com V2.1 e mesmo V2.2
Se viesse AGORA um fabricante lançar um smartphone com o Win Mob 6.2 o que é que o BUGabundo não diria?
Se a Apple estivesse a vender HOJE o iPhone 2G (que apenas suporta até ao 3.1.3) o que diria?
Só não enxerga quem tiver palas.
Ninguém está a dizer mal do Android, mas sim da postura dos fabricantes de equipamentos que com ele são vendidos.
Percebido?
E tu parece q queres continuar a n entender:
ResponderEliminaro source code está disponivel!
o fabricantes, qq um deles da Samsung a um chinoca qq passando pela SAPO, usa a versao q quiser e poe nos seus equipamentos.
n ha nada no lado da google para "forçar" os fabricantes a fazer upgrade.
Trata-se de uma responsabilidade comercial. algo q os fabricantes n tao habituados a ter, pq tem CUSTOS.... custos q n lhes dao lucros directos
Arre que é pior que os asnos.
ResponderEliminarMas alguém criticou a Google?
LEIA o que eu escrevi.
Qual a parte de "Ninguém está a dizer mal do Android, mas sim da postura dos fabricantes de equipamentos que com ele são vendidos." que continua a não perceber?
Já agora, não esquecer os preços a que são vendidos.
Se estivessem a vender equipamentos com V2.1 a 40€ ou 50€ até se podia aceitar. Agora equipamentos acabados de lançar e aos preços que são vendidos...... É intolerável.
Mas a culpa é do consumidor que lhes compra os equipamentos.
Já agora, a Google pode não permitir que sejam lançados com versões antigas equipamentos novos. Mas só está a pensar em Nºs (tanto de quantidade instalada como de $ pelos direitos).
Normalmente esse tipo de postura acaba por vir-se a revelar errada.
Caros, há que saber tentar discutir de forma civilizada e, na impossibilidade de se chegar a um consenso, tentar perceber em que ponto será melhor deixar ficar cada qual com a sua própria opinião.
ResponderEliminarAcho que há coisas bem mais sérias e importantes com as quais certamente terão com que se precupar do que "versões" de um qualquer dispositivo mobile.
Portanto, espero que ambos cheguem a essa mesma conclusão. :)