2011/01/28

Google Docs com Substituições Automáticas

O Google Docs tem tido constantes evoluções ao longo dos tempos, e recentemente ganhou uma capacidade que acho bem interessante: as substituições automáticas (automatic substitutions.)

Estas substituições automáticas permitem que, por exemplo, quando introduzem (c) este seja imediatamente convertido no símbolo de copyright ©, ou passa o 1/2 para ½. Obviamente, podem criar as vossas próprias regras de auto-substituição.

Infelizmente para mim, que continuo a usar o editor antigo para não estar sujeito às "margens" à editor de texto; estas opção não estão disponíveis.)
Espero bem que o Google adicione rapidamente uma nova opção de visualização ao editor do Google Docs, que permita ver os documentos sem formatação, usando a largura total do ecrã sem margens, páginas, etc.
(Embora agora já haja um modo que maximiza a área de trabalho minimizando ou escondendo a barra de ferramentas - mas não chega!)

Mas, há muitos mais melhoramentos: desde o suporte para drag-and-drop nos browsers suportados; mais tipos de letra; diagramas com conectores automáticos; novos tipos de gráficos; histórico das revisões; etc.

Há muitos meses que tenho sobrevivido sem necessidade de um "office" instalado no PC; e com todas estes melhoramentos, torna-se cada vez mais fácil fazê-lo.

5 comentários:

  1. Carlos,
    já agora, se me permites, qual é o truque para alargar a área de trabalho escondendo a barra de ferramentas?
    Há dias dei voltas para ver se descobria como fazer e não fui capaz...
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. No "view", tens a opção de "Compact" e "hide"

    ResponderEliminar
  3. Exactamente! O que andei pelas Settings... pfff.
    Esse truque e o F11 do browser dão muito espaço extra.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Carlos, no Google Draw já tens conectores automáticos, se é disso que estás a falar, são muito recentes ;)

    ResponderEliminar
  5. @OrDoS
    Sim, eu sei... já lhes dei uso intensivo... :)

    ResponderEliminar