2011/01/10

Notícias do Dia

Se dúvidas houvesse que os Tablets estão para chegar em força, basta olhar para os destaques seleccionados de hoje, repleto de Tablets. Com Android Honeycomb, sem Honeycomb, com barómetro, sem barómetro, browsers à escolha, Windows 7 Phones gastadores de dados e muito mais.



Galaxy Tab sem Honeycomb?


Parece que a mais recente versão do sistema operativo mobile do Google não irá estar disponível para todos aqueles que investiram no Samsung Galaxy Tab. Algumas fontes dizem que o Android Honeycomb, especificamente concebido para Tablets, terá requisitos mínimos superiores aos existentes no Tab, tais como processador Dual Core e resolução mínima de 1280x720.
A Samsung tinha já anunciado a intenção de lançar um update para o Android Gingerbread neste dispositivo, e aparentemente será essa a sua versão definitiva.


Windows Phone 7 Gastador de Tráfego
Todos sabemos que os actuais smartphones necessitam de uma ligação de dados para permitir o máximo usufruto das suas potencialidades, mas parece que os Windows Phone 7 estão a ir um pouco mais além do que seria suposto, com vários utilizadores a queixarem-se de uso excessivo de dados 3G.
Este comportamento pode chegar a atingir alguns Megabytes por hora, o que no fim do mês representa mais de 1GB de dados; e que parece ser ainda mais grave quando esse mesmo tráfego 3G ocorre mesmo quando se está ligado por WiFi.


Dell Streak de 7"

Mais um Tablet para satisfazer quem procura um à sua medida. O Dell Streak de 7" vem equipado com Tegra 2, câmaras de 5 e 1.3MP, e ecrã WVGA touch em resistente gorilla glass; mas mesmo assim vem com o Android Froyo (e não com o Honeycomb - talvez por não atingir a resolução mínima?)


Opera para Tablets

Não se trata de Opera no sentido orquestral, mas sim do igualmente bem conhecido browser Opera que está a caminho dos Tablets.
Pelo menos uma coisa é certa... no Android ninguém se poderá queixar de falta de possibilidades na escolha de browsers!




Motorola Xoom com Honeycomb

Mas, se há Tablet capaz de atrair olhares, será sem dúvida o Motorola Xoom, onde já não terão que se preocupar com a existência de actualizações para o Android Honeycomb... que já vem de série. Este é um dos primeiros tablets que integra também um barómetro. Só falta um sensor de humidade e de velocidade do vento e ficamos com uma estação metereológica completa. :)




Curtas do Dia

5 comentários:

  1. http://www.bgr.com/2011/01/07/dan-morrill-no-hard-processor-requirement-for-android-3-0/

    ResponderEliminar
  2. Dos_Passos10/1/11 23:09

    O Gizmodo andou a experimentar tablets na CES e também lhes chamou mais a atenção o Motorola Xoom. Falta saber o preço http://gizmo.do/hxCNqt

    ResponderEliminar
  3. @robsan

    A questão é que dizer que não há um "limite mínimo" de hardware para correr o Honeycomb é o mesmo que dizer que podes correr Android num CPU a 100Mhz. Poder pode-se... Mas... ficará funcional? É essa a grande incógnita (assim como as resoluções que suportará: não faz grande sentido estar a planear aquilo para tablets, e afinal depois aquilo funcionar num ecrã de 320x480 dum qualquer smartphone.)

    Mas veremos que tal aquilo se comporta, mal alguém ponha aquilo a correr num Android mais modesto. :)

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que já tou a ver o Android futuramente dividido em varias versões conforme o equipamento..

    Um Galaxy Tab que no seu primeiro ano não vai suportar o update para o Android 3.0 é muito mau... eu se tivesse um ia ficar mt desiludido :(

    ResponderEliminar
  5. Carlos, a questão é que ao contrário dos control-freaks da Apple, que definem a plataforma do sw ao hw, a Google vai deixar a parte do hw e respectiva performance do Honeycomb aos fabricantes. O que eu acho que faz todo o sentido, cabe aos fabricantes construirem tablets que correspondam às expectativas dos consumidores.

    ResponderEliminar