2011/01/26

Notícias do Dia

Para além das baterias de papel Portuguesas, e de uma dica imperdível para o Gmail, hoje temos ainda o relacionamento das crianças com as novas tecnologias; o interesse crescente dos developers na plataforma Android; um vídeo a 360º dos Muse; a Sony Ericsson cada vez mais "enterrada" no Facebook; e até uma curiosa relação entre a Intel e o feijão fradinho - ah pois!




As Crianças e as Novas Tecnologias


Um estudo revelou aquilo que muitos pais já têm constatado em suas próprias casas: as crianças são cada vez mais adeptas das novas tecnologias, chegando ao ponto de mais rapidamente aprenderem a trabalhar com um iPad do que a apertarem os cordões dos sapatos.

Sim, já todos vimos crianças de 2 e 3 anos que sabem pegar num iPhone ou iPad e acederem às suas Apps favoritas, e até a navegarem na web. Mas a questão que se coloca é: será que muitos mais estão preparados para educar os seus filhos convenientemente nestas novas áreas (quando muitas das vezes nem o sabem fazer apropriadamente nas outras)?

Esperemos que sim... Porque está mais que visto que irão surgir cada vez mais abusos de toda a informação que actualmente é compilada sobre toda a gente que acede à internet, e que tem levantado cada vez mais questões pertinentes sobre a privacidade e a segurança das pessoas.

Developers cada vez mais interessados nos Android
No topo da tabela de interesses dos developers, estão o iPhone, os smartphones Android, o iPad, e os Tablets Android.
O factor preço, que disponibiliza smartphones Android a preços acessíveis é um dos elementos que permite que o Android vá ganhando quota de mercado cada vez maior, assim atraindo maior interesse.


Vídeo a 360º dos Muse

Querem saber o que é estar em cima de um palco, num estádio como Wembley? Pois bem, os Muse disponibilizaram um vídeo de um dos seus espectáculos filmado com um sistema de 7 câmaras a 360º. A recomendação deles é ligarem o PC ao vosso maior televisor e... disfrutarem da experiência.
Imaginem algo estilo Google Streetview... mas com vídeo. :)


Intel com sabor a Feijão fradinho

Como pode a Intel estar relacionada com feijão fradinho? É simples, é que a Intel contratou Will.I.Am como director de inovação criativa. Para quem não sabe, este senhor é um dos fundadores dos Black Eyed Peas.
... E ainda não chegaram lá, Black Eyed Peas é "Feijão Fradinho" em Inglês. :)


Sony Ericsson com Single Sign On do Facebook

A Sony Ericsson vai integrar o Single Sign On do Facebook nos seus Androids. Esta funcionalidade visa simplificar a vida aos utilizadores, permitindo que com um único "login" tenham acesso a todos os serviços que usem o Facebook Connect.
Com mais de 600 milhões de utilizadores do Facebook, a ideia parece boa... Mas, não será começar a depender em demasia de um serviço que não tem sido referência na gestão da privacidade dos seus utilizadores?

Playstation Phone (SE Xperia Play)

Ainda da Sony Ericsson, se querem ver porque motivo o Android (e o iOS) serão cada vez mais competitivos face a consolas portáteis de jogos, eis a primeiras impressões do Playstation Phone.




Curtas do Dia

6 comentários:

  1. Eu não acho que os developers, pelo menos enquanto o Android não dominar totalmente o mercado, deixem o iOS para o Android. Como sempre disse fazer aplicações para iOS é fazer aplicações para pessoas que têm dinheiro para gastar em aplicações e para o Android isto não tem tanto significado.

    ResponderEliminar
  2. Não se trata de "abandonar" o iOS, mas sim interesse em também desenvolver para o Android.

    Estamos a seguir no caminho de - tal como nas consolas de jogos - teres a maioria das coisas existentes em todas as plataformas.
    Sim, haverá sempre um "exclusivo" de uma ou outra parte; mas na maioria... vai ser a mesma coisa em versão para isto, aquilo, etc.

    Avançando ainda mais uns anos, muitas das Apps poderão ser absorvidas pelas Web Apps (com browser a fazer 3D, execucao quase nativa de código, etc,) com um "HTML" futuro que unifique mesmo as coisas... (Que na realidade é o que faz mais sentido - em vez de andar a obrigar desenvolvimento para múltiplas plataformas.)

    ResponderEliminar
  3. Grande experiência com o video dos muse! A possibilidade de saltar de câmara em câmara dá uma sensação de controlo brutal!
    Ainda se nota falta de qualidade de imagem, mas
    fico a imaginar como estará esta tecnologia daqui a alguns anos...

    ResponderEliminar
  4. Não é fradinho, é mesmo frade. Feijão frade. Ou como eles dizem, ervilha de olho negro.

    ResponderEliminar
  5. @Kincas
    São sinónimos...
    Feijão-fradidnho
    feijão-fradinho
    s. m.
    Bot. O mesmo que feijão-frade.
    Plural: feijões-fradinhos e feijões-fradinho.

    ResponderEliminar
  6. Deve ser mais uma das "do norte", claramente.


    ;)

    ResponderEliminar