2011/02/16

Nvidia Kal-El mostra o Futuro dos Tegra

O segmento mobile está mesmo ao rubro, e a NVidia mostrou o seu "super-homem"... O projecto Kal El da Nvidia mostra-nos o que o futuro nos reserva na evolução dos Tegra, sem esquecer que na sua versão actual os Tegra oferecem já desempenhos bastante interessantes.


É caso para dizer... esqueçam tudo o que viram até hoje... o Projecto Kal-El da Nvidia traz-nos um chip quad-core que integra também um novo GPU Nvidia com 12-cores, permitindo resoluções de 2560x1600(!) e cinco vezes mais potência que um Tegra 2.

Aliás, este Kal-El, que deverá começar a chegar aos fabricantes este Verão, oferece melhor desempenho que um CPU Core 2 (T7200), como podem ver no seguinte benchmark.


Em que é que isto se reflecte, por exemplo... no browsing?... Espreitem... e digam lá se o significado de "instantâneo" não passa a ter outra dimensão... :)



Sabem o que é ainda mais assustador? É a Nvidia prever duplicar o desempenho a cada novo ano, com novos "super-heróis" (Wayne, Logan, Stark) fazendo com que em 2014 estejamos com um Tegra quase 100x mais potente que o Tegra 2!

Conseguem imaginar as possibilidades?... ui ui!


A Engadget tem um vídeo que mostra este Kal-El a correr o Great Battles Medieval a 720p com 650 soldados no ecrã:

6 comentários:

  1. É óptimo termos processadores potentes, mas para que possamos andar com eles do bolso no dia a dia será necessário que as baterias acompanhem esta evolução.

    ResponderEliminar
  2. De repente a ideia de ter um Windows 8 a correr num ARM já me faz mais sentido.

    ResponderEliminar
  3. Já agora.. Alguém na nvidia gosta muito de comics...

    Kal-El
    Wayne
    Logan
    Stark

    São os nomes de código dos próximos Tegra =)

    ResponderEliminar
  4. ... Ainda levam com um processo da DC Comics e Marvel ;)

    Mas a Nvidia está a apostar bem. Em vez de competir directamente com a Intel no segmento dos computadores desktop (o que seria "loucura")... arrasta o mercado para os "mobiles", onde se arrisca a se poder tornar a "Intel" do séc XXI daqui por uns anos.
    (Embora seja difícil, já que há muitos mais fabricantes a competir nesta área - e a Intel também esteja a trabalhar a toda a velocidade para não ficar para trás nesta área crítica do mercado.)

    ResponderEliminar
  5. "É a Nvidia prever duplicar o desempenho a cada novo ano, com novos "super-heróis" (Wayne, Logan, Stark) fazendo com que em 2014 estejamos com um Tegra quase 100x mais potente que o Tegra 2!"

    Isto matematicamente falando...

    ResponderEliminar
  6. Daqui a pouco teremos os smartphones e tablets a começarem a substituir os media centers e consolas de jogos que temos nas nossas salas.

    ResponderEliminar