2011/02/04

QNAP apresenta novos Turbo NAS


QNAP apresentou os seus novos Turbo NAS, dispositivos cada vez mais essenciais para pequenos escritórios, e até para o domicílio. Estes TS-x12 - disponíveis em modelos de 4, 2, e 1  discos; permitindo de 2 a 8TB de armazenamento - são altamente eficientes, consumindo entre 7W e 26W em funcionamento (dependendo dos modelos), graças aos seus CPUs Marvell 6281 a 1.2GHz. Para além disso, todos os modelos contam com 256MB de RAM, e 16MB de Flash.

O modelo mais completo (TS-412) oferece 2x portas Gigabit Ethernet, 4x portas USB 2.0 (uma frontal), 2x portas eSATA e 4 gavetas para discos. E será um bom candidato a gadget num "fundo" futuro... :)

5 comentários:

  1. Marco Gil4/2/11 16:42

    Boas,

    Por falar neste assunto que NAS me aconselhariam para efectuar backups de arquivo digital, num pequeno escritório?

    ResponderEliminar
  2. @Marco
    Como sempre, dependerá principalmente do orçamento disponível.
    Um Drobo FS ou um destes QNAP poderão ser duas hipóteses a considerar.
    Pessoalmente, recomendo um que permita, no mínimo 4 discos, para poderes tirar proveito do Raid 5 com um menor "desperdício" de espaço (já que no caso de 2 discos apenas poderás recorrer ao mirror, perdendo metade da capacidade total).

    ResponderEliminar
  3. Bruno Silva4/2/11 17:34

    por acaso também já pensei em comprar algo do género.

    Mas pelos preços que tenho visto, chego à conclusão que prefiro comprar um pc, o qual pode ser evolutivo a nível de discos (e do resto), espetar-lhe um linux e saia sempre mais barato.

    ResponderEliminar
  4. @Bruno

    Sim, é a eterna questão... (e por isso mesmo é que eu continuo a adiar a compra de um) já que monetariamente compensa mais um PC a servir de NAS.

    Só estranho porque é que nenhum fabricante lança um barebone OEM para NAS... já que isto poderia ter um custo bem mais reduzido dos que são cobrados pelos fabricantes.

    ResponderEliminar
  5. Pessoalmente e face aos preços praticados pelos fabricantes de NAS, prefiro e sai muito mais barato comprar uma board daquelas com processador ATOM mais o resto dos componentes e montar um NAS num PC normal, entre outras vantagens, além do preço, tens o sistema que quiseres e não estás preso a um sistema operativo fechado, por exemplo instalas uma minimal do Debian e além do SAMBA podes instalar por exemplo um servidor FTP para teres acesso aos ficheiros de onde quiseres, etc. As desvantagens maiores que vejo em montar um NAS num pc é mesmo o consumo de energia.
    Já criei vários NAS para backups em PC's normais e todos funcionam, e acumulam funções! como por exemplo SQUID+DANSGUARDIAN como proxy transparente no acesso à net a filtrar o porn e virus!!! e ainda ficou mais barato a quem comprou do que um NAS com as mesmas caracteristicas.

    ResponderEliminar