2011/03/17

iPad 2 vs iPad 1 Multitasking

Como qualquer possuidor de iPad vos poderá assegurar, mesmo com os seus parcos 256MB de Ram, o iPad proporciona uma experiência de utilização bastante rápida e imediata, que continua a rivalizar com a que é oferecida em tablets com características de hardware bem superiores.


No entanto, a diferença para o iPad 2 é notória... e volta a repetir exactamente aquilo que sucedeu na evolução do iPhone 3G para o 3GS, e posteriormente para o iPhone 4.
Não é que os iPhones anteriores fossem "lentos"... mas, depois de se passar algum tempo a mexer num dos novos modelos, voltar ao anterior demonstrava que na realidade.... a lentidão era bem notória.

É exactamente isso que podemos aqui ver nesta comparação do multitasking do iPad e iPad 2. Graças ao novo CPU A5 dual-core e do dobro da memória, o iPad 2 consegue navegar entre múltiplas Apps abertas de forma imensamente mais fluida que o iPad original, eliminando quase por completo aqueles pequenos atrasos que surgem quando se muda para uma App, mas esta ainda não se encontra realmente activa e pronta a funcionar.

No caso mais extremo, ao alternar entre duas Apps de streaming de vídeo, o iPad 1 "engasga" por completo, enquanto no iPad 2 tudo se continua a processar sem problemas ou atrasos.

Novamente se vai dar o caso que pude sentir pessoalmente com os iPhones... Quem usar um iPad 2 por alguns dias, rapidamente irá desesperar quando tiver que mexer num iPad 1 (tal como me acontece sempre que tenho que mexer num iPhone 3G ou 3GS... :)

1 comentário:

  1. As razões que possivelmente me vão levar a comprar o ipad2 são mesmo essas, não me iludo pelo hardware adicional, mas sim o facto de ser muito mais rápido o multitasking. A grande "chatisse" do ipad 1 é mesmo ser lento e ter pouca memória. O que prova que o tablet é da geração iPhone OS, já estava pensado há muito tempo ainda não se falava em multitasking.

    ResponderEliminar