2011/03/25

Lançamento iPad 2 - Fnac Norte Shopping


O dia de hoje foi marcado pela chegada do iPad 2 às lojas nacionais, e como não podia deixar de ser, foi alvo de lançamento mediático um pouco por todo o país.

Novamente tive a oportunidade e o privilégio de poder acompanhar o evento na Fnac do Norte Shopping, local onde - quando cheguei, já "em cima da hora" - contava já com uma respeitosa fila de clientes ávidos de comprar o novo tablet da Apple.


Lá dentro, tudo a postos para satisfazer o máximo de clientes possíveis, sabendo-se perfeitamente que o número de iPads 2 não seria suficiente para todos. (E mais não se podia pedir, muitas outras lojas receberam quantidades bastante inferiores de iPads, e alguns clientes começavam já a exaltar-se perante a perspectiva de poderem não levar um iPad 2 para casa neste dia.)

Mesmo parecendo muitos, dezenas de iPads voaram rapidamente das prateleiras...


Enquanto um pouco ao lado, as novas smartcovers magnéticas e o novo adaptador para HDMI para o iPad e iPhone, iam atraindo também a atenção do público... 

Finalmente a hora chegou, e o iPad 2 começou a ser entregue aos primeiros clientes, um casal que aqui estava desde as 10h de manhã, e sem dar sinais de fraquejar.



Outros iPads 2 foram colocados em exposição, para mostrar a todos que tal é que o novo tablet se mexe (e posso dizer-vos que se mexe muito bem :)


Enquanto isso, a fila lá fora não parava de aumentar, e só passado algum tempo - com o número de iPads a reduzir-se drasticamente - as pessoas foram informadas dos poucos modelos que haviam, e que rapidamente passaram a "zero"... acabando por ir tentar a sua sorte para outras paragens.

Deixo o meu agradecimento à Fnac, em especial aos seus funcionários, sempre prestáveis e simpáticos, pela oportunidade que me deram para mais uma vez poder fazer a cobertura de um evento memorável.

12 comentários:

  1. A que horas e que eles comecaram a vende-los exactamente? Falaste de 1 casal que chegou as 10h :o).

    ResponderEliminar
  2. Ja vi outro blog a dizer que comecaram a vendar as 17h :oP Jeezzz...
    Eu bem queria um mas nao sou maluco para ficar em filas tantas horas he he he. Ainda fui ver umas 2 lojas diferentes mas rapidamente desisti da compra.

    Encomendei online mas ia demorar 2 a 3 semanas (acho eu) e como eu tenho coisas mais importantes onde gastar o dinheiro agora (quero ir a 1 conferencia em Las Vegas em Julho - que e altamente provavel que nao possa ir ;o(( ), para ja desisti da ideia de comprar um ipad 2 :o).

    Talvez me va guardar para o ipad 3...(embora vontade nao falte para ter o 2, como ja disse aqui, o ipad e ferramenta indispensavel para mim) ;o)))

    ResponderEliminar
  3. acho totalmente absurdo as pessoas fazerem fila para comprar um objecto, qualquer que o seja.

    algo que não entra na minha cabeça, por muito que gostasse de comprar esse objecto.

    ResponderEliminar
  4. @luis
    As vendas começaram as 17h.

    ResponderEliminar
  5. Não acho que tenha havido assim tanta correria para o comprar. Grande parte das filas foi mais para o tocar em primeira mão do que propriamente para o comprar.
    Comprei ontem o meu à noite na Fnac do Colombo sem qualquer correrias ou atropelamentos.

    ResponderEliminar
  6. @Nuno
    Para o tocar nao havia filas (pelo menos no Norte Shopping). Estavam 3 em exposição, e nem era preciso esperar mais que alguns segundos para se mexer neles.
    Aqui, as filas eram para comprar mesmo. :)

    ResponderEliminar
  7. Luis Faria26/3/11 12:44

    No Norteshopping houve filas porque aquela fnac, ao contrário das outras fnac's, nao fez reserva nem Pre-venda, quem chegou primeiro safou-se, eu ainda consegui comprar e tive ser a de 30 min na fila.

    ResponderEliminar
  8. @Luis
    Mas olha que não foi pacífico. Noutras Fnacs havia reserva... mas de nada serviram; os stocks não davam para todos, foi uma confusão na mesma.

    Sinceramente, penso o que o melhor seria não haver reservas nenhuma no lançamento. Quem lá chegar primeiro compra, e está feito.
    Depois do lançamento, aí sim... quem quiser encomenda e reserva o que quiser.

    As reservas, dão sempre cagada. Há quem deva fazer reserva em 3 ou 4 lojas; depois ficava aquilo reservado, mas não ia levantar, e tirava o equipamento a alguém que lá estivesse na hora para comprar, etc. etc.

    Penso é que devia ser política "oficial" de todas as lojas de um mesmo grupo, para que não houvesse confusões, de numas fazerem e noutras não.

    ResponderEliminar
  9. Quanto a haverem pre-servas na FNAC, muito fixe. Pena e se nao funcionaram.

    Mas isso resolvia-se muito facilmente com:
    - pagamento de um valor para garantir que o equipamento e guardado;
    - e, se for 1 produto muito quente, as pessoas tem 1 ou 2 horas especificas para o levantar num dia e acabou :o).

    Antes tivesse havido por ca nos States pre-orders (como houve com o iphone 4). Mas aqui as pre-orders do 4 ate foram melhores que eles mandaram directamente para casa ;o)
    Nao percebo porque e que alguem teria ido para 1 loja ficar a espera numa fila se eles mandavam para casa directo (nem percebo o porque de quererem ser os primeiros nessa fila, mas pronto...).

    Acho que faz todo o sentido haverem pre-reservas (se eles sabem exactamente quantos modelos vao ter em stock, aplicando o que disse acima). O que nao faz sentido e ter de esperar numa fila feito camelo (para depois nao se saber se vao haver os modelos que queremos)!

    @Nuno: compraste o teu ontem a noite e tinha o modelo que querias? Qual foi ja agora?
    E que, por exemplo, no meu caso com o ipad 1, eu comprei o 64 GB com 3G e eles estavam/estiveram esgotados durante 1 carrada de tempo! :o\

    ResponderEliminar
  10. Ena Tanta gente abastada!!! Depois ainda têm a lata de dizer que estamos em crise. :P

    ResponderEliminar
  11. Acho ridículo fazer fila para comprar algo que não é uma necessidade básica. Ainda para mais, as primeiras versões são as que trazem os problemas quase todos; é esperar para não ficar melhor servido.

    ResponderEliminar
  12. Anonimo, cada um sabe de si. :o)
    So perdem a razao SE andarem a mandar postas de pescada sobre como TU deves gastar o teu dinheiro E/OU estarem a queixar-se a pedir mais subsidios, bolsas e coisas assim...

    Nem toda a gente e miseravel no nosso pais e nem toda a gente que tem bons salarios foge a impostos ou tem dinheiro por corrupcao! Nao metas todos no mesmo saco ;o)...

    ResponderEliminar