2011/03/02

Notícias do Dia

No dia em que todas as atenções se centram na apresentação do iPad 2 da Apple mais logo ao fim da tarde (estão convidados a aparecer na nossa chatroom para acompanharmos o evento em directo), temos ainda: um mega-malware que surge nos Android; os SSDs anti-CSI; dar visão a cegos com uma retina artifical; discos de 3TB; uma App de vídeos Timelapse para iPhone que está gratuita hoje na App Store; e muito mais.


iPad 2 vai ser um iPad 1 "S"?

Mais rumores de que a apresentação de logo nos vai trazer apenas um iPad ligeiramente remodelado e mais veloz, e que o verdadeiro salto será dado com um iPad 3 a apresentar daqui por alguns meses.
Será também a oportunidade para a Apple dar o salto do MobileMe para a cloud, permitindo armazenar os conteúdos (músicas, filmes, fotos, etc.) na internet, e acessíveis a qualquer momento, de qualquer dispositivo.

Daqui por algumas horas saberemos...
Mas se o iPad 2 não tiver um "one more thing" ou factor de relevo... certamente irá ser uma desilusão. (E eu continuo a achar que a grande surpresa irá ser o preço! :)

O que é certo é que a imagem utilizada para o convite da apresentação fala de "venham ver o que o ano de 2011 vai ser"... o que é ambíguo o suficiente para permitir o lançamento de um iPad 2 agora, e um iPad 3 ainda este ano...

A grande questão que agora se coloca é: será o Steve Jobs a apresentar o novo brinquedo?


SSDs Dificultam Recuperação de Dados

Parece que para além de todas as vantagens que os tornam atractivos para a maioria das pessoas, os SSDs se preparam para se tornar no acessório preferido de quem prentende manter os seus dados longe das autoridades.

É que devido aos sitemas de "garbage collection", que funcionam por trás das cenas, para "limpar" o disco e aumentar a sua eficiência, muitos dos ficheiros eliminados se tornam irrecuperáveis - dificultando a vida aos técnicos forenses que pretenderem recuperar todos os dados nele contidos.

Uma vez que este processo decorre internamente, as tradicionais ferramentas que habitualmente permitem que um disco seja lido sem que nenhum do seu conteúdo seja modificado tornam-se irrelevantes.


Verizon acaba com Planos Ilimitados


Nos EUA, mais um operador móvel chega à conclusão que todos sabemos: a insustentabilidade dos planos "ilimitados". A Verizon vai deixar de oferecer planos ilimitados a partir do Verão.
Embora por cá ainda continue a ser comum vender-se "gato por lebre", que é como quem diz: planos ditos ilimitados mas que estão sujeitos a limites, que nalguns casos não são sequer conhecidos!
Custará assim tanto ser claro e transparente naquilo que vendem?


Seagate Barracuda XT de 3TB
Longe vão os tempos em que a barreira do "Terabyte" parecia uma miragem impossível de alcançar. Agora, temos empresas como a Seagate a oferecerem discos de 3TB como é o caso deste Barracuda XT.
O Barracuda XT de 3TB vem com 64MB de cache, e a Seagate disponibiliza o seu DiscWizard para que todo o espaço seja utilizável em sistemas operativos como o Windows XP ou Motherboards com BIOS que de outra forma estariam limitadas a utilizar 2TB.

Com os discos a chegarem a este volume de dados, pensem bem no que significará perderem 3TB de dados caso ele decida... "ir-se"...
Cada vez mais acho necessário implementar um sistema NAS redundante em casa... Dois Drobos FS talvez? :)


Vídeo HTML5 na Web

Em pouco mais de 1 ano, a quantidade de vídeos "HTML5" na internet passou de 10 para 63%. São números que falam por si, e que demonstram que afinal é possível ter vídeo sem acessórios complementares como o Flash.
Falta apenas resolver - de uma vez por todas - a "pequena" questão dos codecs, já que ninguém se entende quanto ao uso de um único codec standard. O H.264 continua a dominar, mas com o Google a pretender usar o seu VP8 "livre"... Assistiremos ainda a muitas batalhas de codecs no futuro.


Retina Artifical aprovada na Europa

Mais um pequeno grande passo dado no uso da tecnologia para melhorar a vida das pessoas que sofrem de deficiências físicas. No caso desta retina artificial, trata-se "somente" de permitir que pessoas cegas possam ver de novo. Após anos de testes, a retina artifical da Second Sight foi agora aprovada para uso na Europa.

O sistema utiliza uma câmara e um pequeno computador que transforma a informação visual em flashes de luz transmitidos para a retina artifical, que por sua vez usa algumas células visuais ainda em bom estado para as fazer chegar ao cérebro.

O utilizador necessita reaprender a interpretar aquilo que vê, mas os resultados obtidos nos testes são inspiradores. E como dizem, este é apenas uma primeira versão... E que tal como a evolução que houve nos implantes auditivos, daqui por uma década quem poderá imaginar o que poderá ser possível "fazer ver" com este tipo de sistemas?

Isto numa altura onde todos os dias se descobrem novas coisas sobre como o cérebro interpreta a linguagem.


iTime Lapse Pro gratuito na App Store

De que estão à espera? Toca a aproveitar este oportunidade imperdível de apanharem uma das melhores Apps para criação de vídeos "time lapse" no iPhone. O iTime Lapse Pro está gratuito por hoje na App Store. Uma App que faz parte do conjunto obrigatório de Apps fotográficas a ter no vosso iPhone.


Curtas do Dia

5 comentários:

  1. Anónimo2/3/11 15:15

    "Cada vez mais acho necessário implementar um sistema NAS redundante em casa... Dois Drobos FS talvez? :)"

    Ou isso ou escolher o hardware e usar FreeNAS ou FreeBSD + ZFS

    ResponderEliminar
  2. @Anónimo

    Sim, isso é tema recorrente por aqui - eu próprio continuo a adiar a decisão de optar por um ou por outro.
    Economicamente, a opção do hardware montado por nós e do FreeNAS, vence sem comparação. Os Drobo (ou semelhantes), oferecem uma solução pronta-a-usar sem grande chatices.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/3/11 15:24

    Começa por juntar uns disquitos, nem precisam de ser muito grandes e uma controladora sata, apenas para experimentares. Depois quando tiveres a coisa a funcionar, é só trocar por discos maiores.

    ResponderEliminar
  4. As o "problema" dos SDD é exactamente o contrário o de ser difícil apagar com certeza sem que seja possível a recuperação, pois a escrita no sectores vazios não é possível.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2/3/11 23:27

    Parece-me que de facto os tráfegos ilimitados, sejam pela net fixa ou por telemovel têm os dias contados. Espero bem estar enganado.

    ResponderEliminar