2011/04/28

iOS vs Android vs Windows Phone vs WebOS


O sucesso de uma plataforma não depende apenas da sua qualidade (ou falta dela), mas também - em grande parte - da adesão de developers que criem e desenvolvam para ela.
É esse um dos maiores trunfos que faz com que o iOS da Apple continue a ser tão atractivo. Afinal, boas Apps trazem mais "clientes"; e uma plataforma com mais clientes torna-se também mais atractiva para os developers.

Daí que o panorama revelado neste inquérito da Appcelerator pareça mostrar uma vida complicada para as plataformas que se estão a tentar implantar no mercado.

No topo da lista encontramos iOS e Android, nas versões Smartphone e Tablet.
Só depois, e muito abaixo, surge o Windows Phone 7 e o Blackberry; estando o WebOS relegado para lugares ainda mais baixos na tabela.


Destes, há que considerar que o Windows Phone 7 até reúne algum interesse, mas que não é desenvolvido por "falta de tempo", com os developers a preferirem concentrar-se nas versões iOS e Android.

Mas preocupante será analisar porque motivo a maioria dessas plataformas tem vindo a perder interesse nos últimos tempos, em vez de se assistir ao oposto.


Eu tenho confiança de que o Windows Phone se irá aguentar - a bem ou a mal - e tem grandes trunfos para usar; desde a vertente dos videojogos com a Xbox; à sua integração com o futuro Windows 8; e até na aliança com a Nokia; etc.

Mais complicado poderá ser a posição do WebOS, uma excelente plataforma, mas que a HP precisa saber dinamizar e divulgar em grande escala para que possa atingir massa crítica para poder sobreviver no panorama actual. Só que, ao contrário do que acontece com a Microsoft, esta não tem - à partida - grandes trunfos. Se os tem e os tem mantido escondidos, talvez esteja na altura de os começar a jogar.

1 comentário:

  1. É por isto que acho que um Nokia Windows Phone 7, a demorar quase um ano a chegar ao mercado, arrisca-se a ser um nado-morto. Disse-o logo quando aquele acordo foi anunciado.

    ResponderEliminar