2011/04/08

Notícias do Dia

Hoje mostrei-vos como poderá ser a TV no Futuro, um Pocket Router 3G da ZON, e as manias do sistema de auto-correcção "criativa" no iPhone.

Para além disso, temos o estado do panorama tecnológico nacional segundo um inquérito do Sapo, uma reorganização do Google, cujo serviço de check-ins no Latitude começa também a ser promovido de forma mais agressiva, a realidade aumentada, a Intel alia-se ao Kno, os data-centers Open Source Open Compute do Facebook, uma dica para facilitar o envio de imagens no Gmail, e muito mais.


Inquérito do Sapo revela Panorama Tecnológico Nacional

Os resultados do inquérito feito pelo Sapo sobre o Panorama Tecnológico Nacional já foram publicados, e ajudam a ter uma melhor ideia do que se passa por cá.


Um inquérito que revela que a maioria dos inquiridos têm idades entre os 21 e 35 anos, estão empregados (apenas 3% de desempregados), e onde a Programação ocupa a maior fatia (40%) seguida pela Investigação, Administração de Sistemas e Web Design.

A nível das principais empresas, encontramos nomes bem conhecidos:
  1. Portugal Telecom, PT Inovação e outras telcos (Vodafone e Sonaecom foram mencionadas)
  2. SAPO
  3. Critical Software
  4. YDreams
  5. Novabase
  6. Microsoft, Oracle, Cisco, Siemens e IBM.
  7. Consulting: Deloitte, Accenture, Cap Gemini.
  8. Startups: Tarpipe, Webreakstuff, Bitrzr, Caixa Mágica e Eurotux.

E como pessoas mais influentes:
  1. António Câmara
  2. Diogo Vasconcelos
  3. Celso Martinho
  4. Mário Valente
  5. Pedro Aniceto
  6. Pedro Melo
  7. José Tribolet
  8. Artur Portela, José Quintanilha, Nuno Crato
  9. Media: Paulo Querido, Lourenço Medeiros, Vitor Domingos

E depois, o momento "alto" que me surpreendeu, ao constatar que figurávamos na categoria de recursos online mais influentes! :)
  • Portugal a Programar
  • Aberto até de Madrugada
  • SAPO Tek
  • Zwame
  • Planet Geek
  • Pplware
  • Exame Informática
  • SAPO Developers Blog
  • Globais: Engadget, Gizmodo, Mashable, ReadWriteWeb, outras.

Fiquei... sem palavras. :)

Não deixem de dar um salto aos resultados deste inquérito para ficarem a conhecer todos os pormenores.


Google Reorganizado

Larry Page já está a mexer na sua companhia, e parece achar que a mudança faz bem a todos. Page quer maior dinamismo dentro da empresa, dando maior autonomia às pessoas (que vem acompanhada por maior responsabilidade sobre os seus actos).
O alvo a abater é a burocracia e as politiquices, para que o Google possa voltar a centrar-se no que deveria fazer: inovar.

E uma das áreas onde o Google quer investir a sério, é na vertente social: tendo já informado todos os seus funcionários que os seus bónus estarão directamente ligados ao sucesso/insucesso do Google nesta área.

(Uma medida que certamente visará impedir que o Facebook possa eventualmente "eclipsar" o Google, numa altura em que os "social graphs" estão cada vez mais na ordem do dia.)


Realidade Aumentada cada vez mais Perto

A realidade aumentada está prestes a tornar-se muito mais apelativa, servindo para mais que apenas demonstrações esporádicas. Que vos parece a ideia de poderem apontar o vosso tablet ou smartphone para um jornal ou revista, para que subitamente as imagens estáticas se transformem em vídeos?

Será mais uma das formas de ajudar a unir o mundo real e o digital, e era um dos motivos pelos quais eu sempre disse que o iPad necessitava de uma câmara.

Esta solução da Autonomy tem a vantagem de funcionar com imagens reais, dispensando o uso dos habituais "marcadores" crípticos que não fazem sentido para quem está a ver a revista. A App Aurasma deverá estar disponível já no próximo mês.


Check-Ins do Google Latitude com Ofertas

O Google está a expandir o seu serviço de ofertas com base nos check-ins no Google Latitude. À semelhança do que fazem os serviços como o Foursquare, o Latitude passa agora a permitir que os utilizadores subam de nível à medida que fazem check-ins no mesmo sítio, e possam assim ter direito a ofertas especiais.
Para além dos níveis "regular, VIP, guru" pré-definidos, cada loja poderá também criar os seus próprios níveis.
Parece-me ser uma medida bem eficaz para incentivar o uso deste tipo de serviços...


Facebook Open Compute

O Facebook decidiu partilhar com o mundo o que aprendeu para construir data centers mais eficientes. Com este Open Compute, os interessados poderão ver como o Facebook conseguiu tornar os seus data centers 38% mais eficientes, ficando 24% mais baratos.
O processo envolveu retirar todos os elementos dispensáveis, ficando apenas o estritamente necessário, para além de uma alimentação eléctrica a 480V, e muitas outras optimizações.

Esta solução Open Source significa que tudo o que quiserem saber está livremente disponível, e o Facebook espera que a "comunidade" possa ajudar a melhorar este sistema ainda mais. (E servirá também para "arreliar" o Google um pouco mais.)


Intel investe no Kno
Depois da Kno ter resolvido dedicar-se unicamente ao software e deixar o fabrico do hardware para outros, parece ter encontrado agora um parceiro de peso. A Intel está a investir no Kno e vai disponibilizar os planos para a construção do tablet de dois ecrãs aos parceiros que o quiserem construir.


TMN com 4G em Braga e Cascais

Sabendo-se que a tecnologia não pára, e que o 3G por vezes não chega para uma ligação "mobile" capaz de satisfazer as necessidades, a TMN trabalha já no sentido de nos trazer a próxima geração de comunicações móveis: o "4G"/LTE (Long Term Evolution).

Para isso, vai proceder a implementação real desta rede 4G em ambientes urbanos reais, em Braga e Cascais, que permitirá aos portugueses acederem a velocidades de Banda Larga Móvel até 150 Mbps.


Copy-Paste de Imagens no Gmail no Chrome

E por último, uma dica: sabiam que podem fazer o copy-paste de imagens no Gmail no Chrome?

É isso mesmo, fazerem o "copy" de uma imagem, e "pastarem-na" no corpo do Gmail, que ele trata de tudo, sem terem necessidade de gravar a imagem e arrastarem-na para lá.
Por agora, funciona apenas no Chrome, no Firefox pode dar a impressão que funciona, mas a imagem aparecerá distorcida quando for recebida pelo destinatário.

... Agora só falta permitirem isto dentro do Gmail Chat na web... :)


Curtas do Dia

2 comentários:

  1. Todo o assunto do Sapo é tão importante que até mereceria um post dedicado (com titulo e tudo!). Até eclipsa as outras noticias.
    E parabéns Carlos Martins pelo contínuo sucesso que tens conquistado no panorama tecnológico. O reconhecimento do Sapo não é á toa (acho eu).

    E pensar que começaste do nada, esse blog. Ainda me lembro quando me deste a saber dos teus espaços e este ter surgido... grande caminhada fizeste! Parabéns, parabéns!
    Estás em grande! Força!
    Well done!!!

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar - parabéns.

    Em segundo, altera lá a alimentação de 480V, para uns míseros 277 Vac e 48 Vdc. Aliás, os 48 Vdc são perfeitamente banais em datacenters sendo que a actual surpresa se prende com os 277 Vac. Poderá tratar-se de um erro já que não consigo localizar qualquer padrão.
    Quanto a este assunto, sinceramente não veja nada de novo nem tampouco revolucionário. "Abrir" o acesso a uns desenhos desta (pseudo-inovadora) tecnologia faz-me lembrar idêntica "loucura" por parte de Google embora esta tenha sido após uns largos anos de segredo.
    Hoje em dia existem vários exemplos de tecnologias abertas (software e hardware) essas sim dignas de menção pela inovação.

    @braço.

    ResponderEliminar