Ainda meio atordoado pela "influência no inquérito do Sapo", o dia de hoje traz-nos mais notícias (num dia em que vou fazer o meu baptismo de mergulho graças a um coupon da GroupOn ;)
Começamos por um sistema que promete saber onde vocês andam, com muito maior precisão (e mesmo sem o vosso conhecimento), e um Flickr que não dá as fotos aos Pros, e algumas Apps a não perder para iPhone e Android.
E relembro que é o último dia para participarem no passatempo para ganharem um Roomba!
"Eu sei onde estás!"
Um novo sistema que diz ser capaz de identificar onde está qualquer pessoa ligada à internet, com uma precisão superior a 700m promete voltar a levantar as questões sobre a privacidade da nossa localização.
Este engenhoso processa funciona em três passos, que vão detectando a vossa posição de forma cada vez mais precisa. Depois dos tradicionais passos que ligam um IP a uma localização geográfica aproximada, este sistema vai comparar o tempo que os pacotes levam a chegar ao utilizador, e comparam-no com o tempo que demoram a chegar a várias outras entidades com localizações conhecidas.
Assim, dizem conseguir uma precisão muito superior ao dos sistemas actuais, e que pode chegar a ter um erro de apenas 100m.
O "pior" de tudo, é que este sistema pode ser aplicado sem qualquer conhecimento por parte do utilizador, e afecta todo e qualquer equipamento ligado à internet, uma vez que não depende do sistema operativo ou programas que utilizam.
Quem se quiser proteger, poderá utilizar um proxy, que boicota por completo o princípio de funcionamento deste sistema...
Flickr e as Fotos Inacessíveis
Os utilizadores que usam o Flickr como arquivo para as suas precisosas fotos e que optam pelo serviço pago, poderão querer saber que - caso deixem de pagar, irão deixar de ter acesso à sua colecção de fotos.
O pior de tudo é que nem sequer conseguirão ver as fotos mais antigas (só têm acesso às 200 fotos mais recentes, e mesmo essas apenas com qualidade reduzida).
Se quiserem voltar a ver as vossas fotos... só mesmo pagando!
Por um lado até acho que é compreensível, não as ter visíveis para evitar que alguém pagasse o serviço por um ano, e depois deixasse de pagar e a usufruir das vantagens. Mas... poderiam simplesmente bloquear as visualizações públicas, mas deixar que o dono continuasse a ter acesso, nem que fosse apenas para download.
Simulador de IRS para iPhone
Se estão preocupados com o IRS, deixo-vos também a sugestão deste simulador de IRS para iPhone, que vos poderá ajudar a evitar surpresas desagradáveis - ou, no melhor caso - ver se será possível irem buscar alguns euritos mais para ajudar a compra do vosso próximo gadget. :)
Financisto para Android
Ainda a nível de ajudar a controlar as despesas, apresento-vos também o Financisto para Android. Uma App super-potente que permite gerir todos os gastos, com funcionalidades bastante avançadas, e um sem número de relatórios que vos permitirão ver onde gastam cada cêntimo do vosso orçamento.
(Aproveitam ainda para espreitar o AudioManager Widget, que é outro "must-have" para Android :)
Curtas do Dia
Em relação à história do Flickr, não é nenhuma surpresa que isto se iria passar. Aliás com a história do cloud storage e do cloud storage e etc, o que as empresas pretendem é que fiquemos reféns dos seus serviços. Já estou farto de avisar, mas parece que ninguém houve...
ResponderEliminarQualquer dia já será tarde demais.