2011/04/22

Quando as "Nuvens" se Dissipam - EC2 da Amazon

Os serviços na "cloud" estão na moda, e cada vez mais pessoas e serviços decidem confiar na infraestrutura destes gigantes da Internet, como o Google e a Amazon, para se deixarem de preocupar com aquelas questões de backups, máquinas avariadas, dados corrompidos, etc. etc.

Um dos serviços mais populares, e que contam com muitos clientes de peso, é o EC2 da Amazon, um serviço que permite que os seus utilizadores possam ter potência "a pedido" conforme as necessidades - sem terem que se chatear com ter servidores capazes de lidar com milhares (ou milhões) de clientes.


No entanto... confiar nestes serviços, por muito infalíveis e seguros que possam parecer, revela também uma face bem mais tempestuosa da "cloud"... quando é o próprio serviço que vai abaixo.

Milhões de pessoas terão sido apanhadas de surpresa quando tentaram aceder a sites e serviços como o Quora, Foursquare, Hootsuite, e até a Cydia, e descobriram que estavam inacessíveis. O Amazon EC2 caiu, e levou com ele milhares de serviços que dependiam dele para funcionar.
(Há ainda quem critique a forma como a Amazon foi disponibilizando informações sobre o que se estava a passar)

Claro que quem opta por um serviço na cloud está consciente de que isto pode acontecer - e coloca-se a questão: se fosse com hardware dedicado; quem nos garante que não se teria um downtime superior a este; e com custos acrescidos?

Mas, não deixa de ser interessante verificar até que ponto este tipo de situações se arrisca a ser cada vez mais comum no futuro - e esse receio torna-se agora mais real, com este caso - neste mundo que cada vez mais depende da conectividade e da Internet para funcionar.

Tal como os apagões que paralizam cidades inteiras; teremos em breve "apagões" de serviços na Internet capazes de imobilizar países inteiros? (Imagine-se o que seria um Google ficar offline por um dia que fosse... Assustador, não?)

3 comentários:

  1. E eu que ando doido com o Cydia desde ontem... agora já percebo. Ufa

    ResponderEliminar
  2. Eu já estou farto de dizer que isto da cloud tem muito que se lhe diga, mas aparentemente ninguém liga.

    A cloud tem, quanto a mim, ainda muitas desvantagens, muitas mais que os potenciais beneficios e até essa situação se inverter só mudarei/utilizarei quando for de facto obrigado.

    E quanto à questão do hardware dedicado, acredito que provocasse menos prejuizos pois não teria tantos sites/serviços dependentes dele e o problema não seria tão visivel.

    ResponderEliminar
  3. O Conceito ainda está no inicio. Concerteza que aprenderão com este erro e cada vez os serviços serão mais fiáveis...

    ResponderEliminar