2011/04/16
Windows 8 com Portable Workspaces
Parece que o futuro Windows 8 irá contar com uma funcionalidade que há muito eu venho a pedir: com a potência sempre crescente do hardware, e principalmente com os Gigabytes que hoje temos à disposição, parece-me que a possibilidade de criarmos ambientes virtualizados de trabalho se torna... simples.
Há muito que eu reclamo a possibilidade de poder instalar cada programa no seu próprio ambiente virtual, que garantisse que o resto do sistema ficasse intocado, em vez de arriscar deixar "restos" espalhados por todo o lado, ou fazer alterações em ficheiros de sistema, etc. etc.
(Sim, poderia ser evitado se todos soubessem fazer programas que se comportassem convenientemente, mas infelizmente, na maior parte das vezes não é o caso.)
Daí que tanto goste do conceito de "portable apps", programas que simplesmente funcionam, sem nenhuma dessas chatices.
No Windows 8, parece que irá ser possível usar uma qualquer pen USB para criar um ambiente de trabalho transportável - no fundo, um Windows virtualizado (ou semi-virtualizado, imagino eu), que já é um começo.
Ou então, será que se trata mesmo de um Windows 8 capaz de arrancar independentemente e completamente via USB em qualquer máquina? - Parece-me mais complicado... Então ppara o mercado empresarial, onde existem "milhões" de configurações de segurança e de definições de rede, parece-me mais provável que estes "portable workspaces" corram em cima de um Windows já configurado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Isto bem feito vai ser muito bom! Passado 6 meses já não é preciso ter o pc a arrastar-se com a quantidade de software
ResponderEliminarE se corresse via USB instant boot! Maravilha!!!