2011/05/15
Cor e Movimento [Ilusão Óptica]
Há algum tempo que não colocava aqui uma ilusão óptica, mas... considerando que esta foi considerada a melhor ilusão óptica do ano, e que mais uma vez nos ensina algo sobre a forma como o nosso cérebro interpreta e "vê" o mundo lá fora, parece-me merecedora de destaque.
Olhem atentamente para o ponto branco no centro do vídeo.
Devem ter reparado que os pontos circundantes estão a mudar de cor, mas que a certa altura param de mudar quando começam a rodar, certo?... Na verdade... errado.
Os pontos estão continuamente a mudar de cor durante todo o vídeo, mas assim que começam a movimentar-se (fora do nosso campo de visão central onde estamos focados), o cérebro - sendo incapaz de processar toda a informação visual - simplesmente decide descartar a informação em excesso (a cor), dando prioridade ao movimento.
Parece-me uma boa opção; mas ao mesmo tempo serve para nos lembrar o quanto não vemos quando olhamos para algo! :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarao reler o texto percebi a ilusão :p
ResponderEliminarsinceramente não acho grande ilusão.. eles continuam a mudar mas em muito menor velocidade, assim sendo, é normal que não se veja tao bem a mudança de cor... se rodasse e continuasse á mesma velocidade a troca de cor aposto que já se via
ResponderEliminarJá tinha visto o video desta ilusão em vários sítios, e sinceramente não percebia o porquê de chamarem-lhe ilusão.
ResponderEliminarSó agora ao ler o penúltimo parágrafo (duas vezes, duh) é que finalmente percebi a subtileza da ilusão.
Obrigado.
@Anónimo
ResponderEliminarx2
sem olhar para o ponto já se vê mal, a isto não sei se pode chamar ilusão...mas se é a melhor...
@Anónimo(s)
ResponderEliminarO teu comentário demonstra exactamente a *ilusão*. :)
Dizes que as cores mudam a menor velocidade - mas, é esse mesmo o propósito da ilusão, já que não é isso que está no video, mas foi isso que "pensas ter visto". Pega num qualquer editor de vídeo e analisa frame a frame, e verás que as cores continuam a variar exactamente à mesma velocidade - no entanto, os nossos olhos/cérebro não têm essa percepção.
Daí a relevância desta ilusão e da demonstração por ela efectuada.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarTive de ler o inglês para perceber a ilusão até estava bem explicado pelo Carlos.
ResponderEliminarAchei a ilusão esquesita, faz realmente o que eles dizem, parecem mudar de sitio menos quando está a rodar mas para mim até fez outra, concentrei-me tanto no centro que na ultima parte quando para de rodar outravez, apenas via as bolas azuis :D as outras desapareceram todas.
ResponderEliminarEngraçada mas sinceramente não está nem perto das melhores que já vi, se esta é a melhor do ano então foi um ano muito mau para ilusões ópticas.