2011/05/20

Google Acelera Ligações SSL

O problema da segurança nas ligações é uma questão cada vez mais pertinente e que começa a preocupar um número crescente de pessoas.

Na realidade, todos os dados que partem e chegam ao vosso browser podem ser, na sua maioria, facilmente capturados e lidos por qualquer pessoa.

Para evitar isso, há o protocolo HTTPS, que encripta as ligações de dados, impedindo que "quem estiver a ouvir" possa saber o que fazem.

No entanto, este tipo de ligações seguras representa custos acrescidos para os prestadores de serviços, e causa maior lentidão nas ligações: já que são necessárias duas comunicações iniciais para que o vosso computador e o servidor se entendam.

E foi neste preciso ponto que o Google decidiu inovar, com uma técnica chamada FalseStart que reduz esse "handshaking" inicial para apenas uma ligação (semelhante à das ligações não-seguras.) Esta técnica, que não obriga a nenhuma alteração do lado do servidor, faz com que as ligações SSL possam ser feitas 30% mais rapidamente, e já foi implementada no Chrome.

Resta-nos esperar que um dia, todas as ligações à web possam ser feitas via https, aumentando a segurança dos nossos acessos mesmo quando estão a ser feitos através de redes WiFi "duvidosas".

[via The Register]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)