2011/05/29

Notícias do Dia

Se estão sem nada para fazer, e querem um resumo dos últimos acontecimentos na Internet e no mundo, aqui vai o resumo de curtas de Domingo:


A Segurança na Internet

O hacking continua a fazer manchetes: não só a Lockheed Martin teve que enfrentar um cyber-ataque, na melhor tradição do "jogos de guerra" electrónicos, como também os políticos britânicos vão passar a olhar para o Facebook e Twitter com outros olhos, depois de um político ter visto as suas contas do Twitter e Facebook hackadas e usadas para enviar mensagens nada apropriadas.

No caso do Twitter, faz-se também história, ao aceder divulgar informação sobre um utilizador "anónimo" a pedido de advogados britânicos, depois de ter escrito mensagens alegadamente difamatórias sobre um grupo Britânico.


O Acesso à Internet

Para o lado das pirâmides, o President Hosni Mubarak e dois ex-ministros foram multados em $91 milhões de dólares por terem cortados as comunicações de internet durante os protestos no Egipto no passado mês de Janeiro, provocando graves danos às actividades económicas e sociais.

Isto, numa altura em que o Irão está a considerar desligar-se do resto do mundo e criar uma Internet nacional só para si.

... Mas não é só nestas áreas complicadas que a Internet está em causa. Nos próprios EUA, a sempre presente ideia de combate à pirataria faz com que se lembrem de medidas paranóicas, como é o caso da mais recente PROTECT IP. Uma medida que faria todos os DNS terem que ser validados para determinar se um site poderia ser acedido pelos utilizadores ou não. Censura no estado puro; e que pouco ou nenhum efeito prático teria (já que facilmente se poderia arranjar formas de ultrapassar a ausência de um DNS para aceder a qualquer tipo de conteúdo.)


Samsung quer ver iPhone 5

No caso Apple vs Samsung, a empresa coreana lembrou-se agora de puxar uma cartada algo insólita, exigindo ver os futuros modelos do iPhone 5 e iPad 3, para determinar até que ponto os seus modelos poderão ser parecidos e estar sujeitos às mesmas acusações de "cópia".


Curtas de Domingo

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)