2011/05/11

XEO Framework


Framework open-source que poderá ajudar a acelerar alguns projectos de desenvolvimento de aplicações web, este XEO Framework tem a vantagem acrescida de ter sido desenvolvida e disponibilizada por uma empresa Portuguesa, a ITDS.

Se estão à vontade com termos como Model Driven Development (MDD), Model View Controller (MVC) e Model Driven Architecture (MDA) e não têm nada contra o Java que lhe serve de base.... Fica a informação.

8 comentários:

  1. Queria aqui deixar o agradecimento ao AbertoAtédeMadrugada por terem feito esta referência à framework XEO.

    Foi presentemente colocada em open-source e convido todos os developers (e não só) a darem uma olhadela.
    O XEO está nos seus primeiros passos como open-source e como tal eu e a equipa desenvolvimento estamos interessados em saber opiniões, o que gostaram, o que não gostaram, o que se devia melhorar, as dificuldades que encontraram, etc... O feedback é importante :)

    Temos esperança que a passagem a open-source contribuia para a melhoria do XEO e que mais pessoas o possam usar nos seus projectos pessoais e profissionais de forma gratuita.

    ResponderEliminar
  2. a aposto no extjs é boa. mas o facto do lado do servidor ser em java, faz com que a framework esteja morta à nascença. Node.js anyone?

    ResponderEliminar
  3. Acho esse comentário sem fundamento, o Java é simplesmente a linguagem mais utilizada do mundo. A maioria das grandes organizações dependem dela para os seus sistemas mais críticos, a Google, a IBM, a Oracle e muitas outras apoiam-no totalmente, e estão empenhadas em continuar a desenvolve-ló... As linguagens muitas vezes não tem importância importa sim quem as usa e o que se pretende fazer com elas. De qq forma acho correcta a aposta no Java por parte desta Framework. Boa sorte...

    ResponderEliminar
  4. a aposto no extjs é boa. mas o facto do lado do servidor ser em java, faz com que a framework esteja morta à nascença. Node.js anyone?

    Podes funcamentar ?

    É que para mais o Node.js não tem nada com o que pretende ser o Xeo...

    ResponderEliminar
  5. Quando disse sem fundamento foi apenas pelo comentário de estar morta á nascença. Podes não gostar de Java, o que acredito, mas não faz com que não seja verdade o que disse acerca da linguagem. Eu simplesmente não sou fundamentalista, gosto de Java como tb de muitas outras coisas. O node.js para mim não passa por exemplo de uma ideia á qual falta desenvolvimento e aplicabilidade pratica (pode ser que lá chegue). No entanto o que deve ser ressalvado aqui é este trabalho feito por portugueses e em Portugal, independentemente de ser Java ou outra coisa qualquer... Isto não se vê todos os dias e é o que este país precisa...

    ResponderEliminar
  6. Bom dia a todos.

    Em primeiro lugar agradeço haver comentários :)

    O XEO é um projecto interno da empresa já com alguns anos (a primeira versão data de 2004) e tem sido
    usado em aplicações maioritariamente empresariais é um facto (onde, como disseram, o Java tem uma presença forte
    e está longe de deixar de ser usado até porque o apoio das grandes empresas já referidas é uma garantia para quem usa o java de que se vai manter por vários anos.

    O Node.js é uma tecnologia com a qual nunca trabalhei, mas tenho lido aqui e ali e parece ser algo com futuro, mas de momento acho que é muito recente
    (e em 2004, nunca se tinha ouvido falar de tal coisa) e o Java continua a oferecer muita coisa boa (claro que tem os seus defeitos, e nem todos gostam e estão no seu direito de preferir outra tecnologia, eu próprio também gosto de outras coisas).

    O XEO oferece algumas coisas que, do meu ponto de vista, interessantes:
    - Uma linguagem comum a developers e analistas, falamos sempre em Modelos (XEO Models)
    - Os Modelos são ricos, porque permitem definir estrutura (atributos de vários tipos e relações entre models) assim como lógica (eventos de criação, gravação), métodos e validação (marcar atributos como required, declarar regras de validação, formulas, condições para estarem desactivados, implementados em Java
    - Toda a lógica declarada no modelo é respeitada pela camada visual (ex. atributos required, são marcados a vermelho e se nenhum valor for preenchido não é possível guardar uma instância desse model
    - Há um mapeamento objecto-relacional próprio com uma linguagem de query (muito semelhante ao SQL mas sem necessidade de N joins - exemplo: select Turma.alunos devolve todos os alunos de todas as turmas, assumindo "alunos" como relação 1:N em turma)
    - Uma API simples que permite usar o XEO meramente como fonte de dados e depois pode-se construir uma interface usando o que se quiser (JSP, JSF, etc...)
    - Uma componente visual baseada em componentes (extjs,maioritariamente) que pode estar ligada directamente aos modelos ou pode ser usado de forma fleixvel para construir interfaces como se entender (os componentes podem ser extendidos, criados plugins para eles ou criados do zero). Para controlar os componentes cada viewer pode ter associada uma Bean (declarada no proprio viewer e instanciada no momento de visualização do mesmo, portanto não há um ficheiro de configuração de beans)

    Neste momento estamos a tentar produzir mais algum conteúdo, nomeadamente um vídeo que ajude a explicar os conceitos
    do XEO (para que seja mais fácil avaliar as potenciais vantagens da plataforma a quem a queira conhecer).

    Se o XEO é só maravilhas? Não, obviamente que não. Para dar um exemplo (e para não pensarem que o meu interesse é vender de alguma forma), uma das críticas/problemas que temos e que estamos a tentar melhorar é o facto de as nossas interfaces serem muito rigidas com uma estrutura semelhante. Uma árvore do lado esquerdo e uma zona do lado direito do ecrã onde em várias "tabs" vai aparencendo o conteúdo dos nossos viewers. É possível criar viewers com aspectos muito diferentes, mas a estrutura base neste momento é rigida. Ou, por exemplo, ao criar um projecto novo, é preciso fazer um "build" inicial aos XEO Models de sistema e é coisa para durar alguns minutos (depois do primeiro build é bastante rápido fazer builds a coisas que foram alteradas)

    Em todo o caso agradeço a discussão e convido todos a passarem no nosso fórum na página do sourceforge, a deixarem comentários aqui, etc.
    Nesta fase temos esperança de obter feedback da comunidade, saber o que acham, como e onde devemos melhorar, etc.

    Mais uma vez, obrigado pelos comentários e desculpem a conversa gigante :)

    ResponderEliminar
  7. A framework é excelente, bem como toda a sua equipa de desenvolvimento; o que é pena é o sofrimento a que eles estão obrigados a passar e a bicharada a que a empresa está entregue pela sua direcção.

    ResponderEliminar
  8. @Hélder Kadimba

    Pena é fazer referência a esse blog que tem tanto de ridículo como de cobardia..

    ResponderEliminar