2011/06/17

Capturar o Ecrã com o Picasa


Eis algo que descobri por acidente no outro dia, e sendo eu um ávido utilizador da tecla de PrtSc para capturar o ecrã, penso que esta funcionalidade do Picasa se revela bastante útil - e vos poderá ajudar também.

Como devem saber, carregar na tecla PrtSc faz com que o conteúdo do ecrã seja copiado como imagem para a área de transferência (uma tradição que tem origem no tempo dos computadores com impressoras a servir de ecrã "Print Screen". :) . No entanto, na maior das vezes precisamos da imagem em formato de ficheiro (JPEG, BMP, PNG, etc.) o que nos obriga a um processo adicional de: abrir um programa de edição de imagem, "colar" a imagem da área de transferência, e gravá-la com um nome para uma pasta temporária no disco.

(Claro que se usarem o Chrome com o Gmail, já podem fazer o copy-paste da imagem directo para o email)

É certo que há inúmeros programas que facilitam esta operação, permitindo gravar automaticamente as capturas de ecrã, e até capturar apenas partes do ecrã... Mas, como devem saber, eu não sou fã de ter programas instalados "a torto e a direito" nos meus computadores.

Mas, na reduzida lista de programas que tenho instalados... encontra-se o Picasa, e descobri que: quando têm o Picasa a correr, ele grava automaticamente as capturas de ecrã para o disco de cada vez que pressionarem a tecla PrtSc.

É isso mesmo, prático e simples!

Se têm o Picasa instalado e precisam fazer uma sessão de capturas de ecrã, é só deixarem-no aberto por alguns momentos... e já está. :)

6 comentários:

  1. Já vi que ainda não deves de usar o Windows 7.
    Também te digo que para mim o melhor ainda continua a ser o XP, sem dúvida alguma. Então para "reparar" sistemas operativos (windows) marados de outros computadores, ainda melhor. Eu cá vou usando os dois.

    Mas é que no Windows 7 há um programa que já vem com o SO que se chama "Snipping tool" (em português acho que é Ferramenta de Recorte) que já permite fazer isso, não do ecrã todo mas do que seleccionares.

    ResponderEliminar
  2. João Sousa17/6/11 10:25

    Eluis: só para informação, esse utilitário também existe no Vista. Como eu comentei a um cliente, alguma coisa boa o Vista havia de ter.

    ResponderEliminar
  3. E o alt+prtSc para copiar apenas 1 janela.
    Mas o que gosto mais e de poder fazer Ctrl+V directamente na janela do messenger. Sem rpecisar de guardar o ficheiro e envia-lo!

    ResponderEliminar
  4. Prefiro o greenshot, é gratuito, podes configurar de forma a gravar para vários destinos, por ex directamente para a área de transferência, para o disco e para a impressora, no formato e compressão que quiseres. E ocupa pouco, nem dou por ele, mas quando preciso está lá. Prefiro isso a ter de manter o Picasa aberto e com opções limitadas.

    ResponderEliminar
  5. Para capturas rápidas dentro do Chrome utilizo e recomendo a extensão oficial da Google (http://goo.gl/hzkrz).
    Simples e funcional permite:
    - copiar o ecrã, página ou região para o clipboard, - gravar automáticamente para o disco
    - definir atalhos de teclado
    - enviar para picasa e facebook
    - edição simples com anotações de texto, sublinhar, desfocar, etc.

    Nos outros casos recorro ao poderoso (e omnipresente) Evernote.

    ResponderEliminar
  6. muito util, captura todos os print screen que fizermos.

    ResponderEliminar