2011/06/13

Google está Obsoleto?

Quem o diz é um ex-funcionário do Google que diz que a sua infra-estrutura está obsoleta e desajustada das necessidades actuais. Segundo Dhanji R. Prasanna que trabalhou no fracassado Google Wave, o sistema inicialmente pensado para suportar um motor de busca e que nos trouxe avanços como o BigTable e o MapReduce é agora pré-histórico face a projectos actuais como o JSON, e Hadoop. Tal e qual o GWT, incomparavelmente mais pesado que coisas como o jQuery.

No entanto, é preciso não esquecer que o Google continua a inovar... para além do WebM e WebP para reduzir o tamanho de vídeos e imagens, a busca pela máxima velocidade na internet, com coisas como o SPDY continua.

O que é certo é que este relato nos relembra que nada é eterno - muito menos nesta indústria onde meia-dúzia de anos são uma "eternidade". Será que o Google tem tido capacidade para se reinventar e manter "jovem" ou ... como este ex-funcionário diz, o Google está verdadeiramente obsoleto e incapaz de competir com as empresas mais jovens?

2 comentários:

  1. hum..

    falta saber se o funcionário foi despedido e não gostou, se está a trabalhar na microsoft ou apple, ou se, no limite, está a ser genuíno.. Aposto numa das 2 primeiras.. :)

    ResponderEliminar
  2. Até o facebook está a perder adeptos ainda no outro dia comentava com amigos qd isso ia acontecer eu era da opinião que não era moda mas já não sei.

    ResponderEliminar