2011/07/31

Foxconn Quer ter 1 Milhão de Robots


Ainda ontem falavamos da dimensão e questões de logistica que muitas vezes passam ao lado dos consumidores quando se fala em empresas que têm que produzir "milhões" de equipamentos (durante o  encontro mensal do Aberto até de Madrugada, sempre bem acompanhado pela francesinha oficial ;) e eis que hoje temos a notícia que a Foxconn, empresa responsável pela montagem de iPhones e iPads - e não só - diz que pretende expandir o número de robots que detém actualmente (10 mil) para 300 mil no próximo ano, e 1 milhão daqui por três anos!

... Não deixa de ser assustador pensar na escala a que uma empresa destas opera. Uma empresa que só na China está prestes a empregar 1.3 milhões de pessoas; e que apesar de ter fábricas espalhadas um pouco por todo o mundo, no seu maior "centro" - chamado  "Foxconn City" - onde concentra quase meio milhão(!) de trabalhadores, podemos encontrar 15 fábricas, dormitórios, bombeiros, hospital, lojas, restaurantes, bancos, uma piscina - e até o seu próprio canal de TV.

É mesmo de ficar "com os olhos em bico"!

2 comentários:

  1. Bom, estes pelo menos não se suicidam...

    ResponderEliminar
  2. Paulo, penso que na altura ficou demonstrado que a taxa de suicídios de empregados da Foxconn até era mais baixa que a da sociedade chinesa em geral.

    ResponderEliminar