2011/07/21

Motherboard Gigabyte com SSD Integrado


Há muito que sou apologista de que seria uma questão de tempo (muito tempo, já que digo isto há quase duas décadas), até que o armazenamento tradicionalmente disponibilizado pelos discos rígidos eventualmente passasse a memórias não voláteis - como as memórias Flash - e ficasse integrado na própria motherboard.

Ainda não é bem isto, mas a Gigabyte dá um passo bem grande nesse sentido com esta sua motherboard Z68XP-UD3-iSSD equipada com um disco SSD de 20GB.


Porque é que ainda não é "aquilo" que eu queria? Porque este SSD (um SLC que lhe garante maior fiabilidade e resistência a escritas frequentes, ao contrário das memórias flash MLC usadas na maioria dos SSDs) está destinado a ser usado apenas como uma cache aceleradora de outro disco instalado no sistema.

Ou seja, mesmo que utilizem um disco magnético tradicional, poderão ver alguns ganhos significativos (ou nem por isso), dependendo do tipo de utilização.

... Mas pronto... espero que daqui por mais uma década já vos possa dizer que finalmente as motherboards já vêm com o "disco" lá dentro. (Afinal, é o que já acontece nos MacBook Air da Apple.)

3 comentários:

  1. Não se pode usar esse ssd para instalar o SO ???

    ResponderEliminar
  2. @Vdias

    Até é provável que sim... mas com 20GB de espaço, não vais ter grande sorte se lá quiseres meter um Windows 7. :)

    Mas pode ser que os SSD "stick" se tornem standard e fáceis de comprar/instalar.

    ResponderEliminar
  3. O VDIAS disse SO não disse "quase SO" :D lol

    ResponderEliminar