A chegada da RTP à App Store, a reacção de Hitler ao caso do Guedes (o mais recente fenómeno viral em Portugal), motherboards com SSD integrado, a recuperação de sistema dos novos Macs via Internet (e como criar um DVD de instalação do OS X Lion), ver páginas web em 3D e um novo Google Doodle interactivo feito em HTML5, são algumas das coisas que já aqui falamos desde ontem.
Mas o mundo não pára, e podem ver mais notícias "fresquinhas" já de seguida:
iPhone 5 com Bluetooth 4.0 em vez de NFC?
Quando o NFC começou a aparecer nas notícias no Ocidente e a prometer revolucionar os pagamentos e comunicações de curta distância, disse logo que essa "revolução" poderia muito bem ser feita recorrendo a tecnologias já existentes, como o Bluetooth ou até mesmo o WiFi.
Agora, surgem rumores que a Apple poderá estar a preparar-se para fazer isso mesmo, já que a utilização do Bluetooth 4.0 (estrada recentemente com a chegada dos novos MacBook Air) permitirá comunicações de forma igualmente eficiente. Com a versão 4.0, o Bluetooth passa a ter latências muito mais reduzidas (passam de 100ms para apenas 6ms), e conta ainda com um novo modo de poupança de energia que permite que os aparelhos possam gastar até 100x menos energia que actualmente.
Sabendo-se que todos os milímetros contam no interior de um smartphone, esta solução dispensaria o uso de um chip NFC dedicado... Pelo que... faria todo o sentido.
Google+ com Jogos
O Google+ continua a atrair cada vez mais pessoas (atingindo 20 milhões de utilizadores em apenas 3 semanas) e agora prepara-se para dar um salto para uma categoria que será apreciada por muitos e odiada por outros tantos: os jogos!
Aqueles que gostavam do Google+ por este não estar infestado dos jogos que existem no Facebook vão ficar sem esse argumento em breve, já que o Google está a trabalhar num "stream de jogos" para acrescentat ao seu serviço social.
Será que está iminente a chegada de um Farmville... PLUS?
(Seja como for, também a Microsoft está interessada em entrar nos jogos "sociais")
Novos MacBook Air com SSD "trocáveis"
Com as continuadas medidas em busca da redução de custos, temia-se que os novos MacBook Air viessem com o "disco" SSD soldado directamente na motherboard.
No entanto, depois da habitual dissecação pela equipa do iFixIt, confirma-se que os módulos SSD continuam a poder ser trocados pelo utilizador (desde que tenha coragem para o abrir. :)
No caso da RAM, essa é que vem soldada directamente, pelo que... é melhor optarem pelos modelos de 4GB já que não poderão fazer upgrade mais tarde.
Pirataria Forçada nos Textos Científicos
Parece que aos poucos lá nos vamos aproximando de uma bem necessária reformulação das questões dos direitos de autor - esses direitos que tantas entidades dizem exercer em defesa dos autores, mas cujos lucros habitualmente chegam apenas aos seus bolsos, restando apenas "migalhas" para quem verdadeiramente merecia.
Neste caso, Greg Maxwell disponibilizou 18,592 documentos científicos no site Pirate Bay, algo que fez com toda a consciência e por "princípio".
É que estes documentos há muito que têm o seus direitos de autor expirados, no entanto a única forma de lhes aceder é através de uma entidade que cobra valores obscenos (aceder a todos os documentos custaria centenas de milhar de dólares).
Vamos lá ver se isto chega mesmo a Tribunal, para se determinar a validade de uma entidade manter refém documentos que deveriam ser públicos e que já não estão sujeitos a copyright!
Curtas do Dia
- Partido Pirata Russo vai ter que mudar de nome - Se "pirata" tem conotações criminosas, então sugiro que simplesmente troquem para "Partido Corsário Russo", a ver se fica mais bonito.
- Afinal o Flash tem aceleração por Hardware no OS X Lion - diz a Adobe...
- Comunidade Android mobiliza-se em defesa da HTC - no caso das patentes estupidamente abrangentes da Apple (numa situação que se aplicará a muitos mais e variados casos).
- E por falar em Android, podem ver como fazer root a um Asus Transformer no Apps do Android; e também saudar o Google por estar a ajudar os developers a gerir Apps para diferentes equipamentos.
- Lojas Apple Piratas na China com o negócio estragado - depois de terem aparecido nas notícias
- Google deixa de roubar reviews no seu Places
- Domínios "artísticos" com emojis no nome? Yes you can...
- Comentários no Facebook com prévisualização dos conteúdos linkados
- Efeito Justin Bieber chega ao Instagram - é caso para dizer, sai da frente Guedes!
Não sei como é o nível de segurança do bluetooth 4.0 mas historicamente é uma vergonha.
ResponderEliminarTambém me parece uma decisão pouco informada quando dizes que faz todo o sentido utilizar o bluetooth para fazer transferências de dinheiro por exemplo. Sem saber as especificações em detalhe de ambos os protocolos, essa opinião não passa duma "posta".
@Anónimo
ResponderEliminarA questão dos protocolos de transferência e da segurança estão num "nível acima" ao método de comunicação utilizado.
É por isso mesmo que podes usar ligações seguras como o SSH e/ou HTTPS mesmo quando estas a usar uma rede pública onde qualquer pessoa te pode apanhar os dados.
Daí que, não me parece que o problema esteja no Bluetooth, mas sim no que se pode fazer com ele (caso seja bem ou mal feito.)