2011/07/20

Porque o DRM não Funciona!

Não há nada mais horrível que as desculpas dos produtores de software que, na tentativa de impedirem a pirataria (que não conseguem impedir de nenhuma forma), complicam a vida dos clientes pagadores.

No outro dia pediram-me para ajudar com uma instalação de um programa de arquitectura: o Archicad.

Um processo simples e semelhante a tantos outros, onde se coloca o DVD no drive, e... pouco mais.

No entanto, vou-vos contar a aventura que fez com que uma instalação de 5 minutos se tornasse num desespero de mais de 1 hora.

E na origem de tudo isso, uma pequena chave USB Codemeter como esta:




O problema foi que, após a instalação, o programa não reconhecia esta chave passando a funcionar apenas no modo de "demonstração". Chave essa que no entanto funcionava noutro PC com outra versão do Archicad instalado.

O erro apresentado no ecrã era simplesmente: chave não detectada, sem mais informação adicional.

Toda e qualquer informação pesquisada sobre esta chave surgia igualmente de forma "indecifrável", com licenças e mais licenças, transferências e empréstimos, e sei la que mais... Para alguém que paga por um programa e o quer simplesmente utilizar... não me parece lá muito boa experiência.

Comecei a suspeitar que a licença tivesse sido transferida para o PC "antigo", que entretanto tinha sido formatado, e que agora estivesse perante uma chave "vazia"... Mas isso não fazia grande sentido; se tal fosse o caso, não deveria ser necessário continuar a usar a chave naquele PC.


... pesquisa e mais pesquisa... tempo e mais tempo perdido...


Lá fui dar com um programa que dizia que a chave tinha uma actualização disponível.

Actualizar a chave... Mais alguns minutos... e eis que depois de uma actualização bem sucedida deixa de ser reconhecida pelo PC. Ora boa! Só faltava esta!

Foi preciso desligar o PC, mais um reboot (no meio dos 6 ou 7 reboots que um PC novo pede para instalar todas as actualizações do Windows, nem foi muito significativo), tirar a chave... esperar algum tempo... e eis que regressou à vida. Ufa!

Mas... o Archicad continuava sem detectar a chave, e sem dar nenhuma ajuda quanto ao problema.


... pesquisas e mais pesquisas... tempo e mais tempo perdido...


Estava prestes a desistir quando, num papel desconexo e já de 2010 descubro um link para uma actualização da chave. Já tinha feito a actualização sugerida pelo programa do Codemeter, mas... não tinha nada a perder.

E eis que este link me leva para um site, onde um programa em java novamente se queixava de não haver driver para a chave... mas que às tantas lá a reconheceu: e finalmente exibiu a razão do problema. A chave tinha uma licença para uma versão anterior do Archicad (13) e não do novo.

Lá surgiu então a opção de actualizar a licença para a nova versão... e eis que finalmente tudo ficou a funcionar.


A pergunta que quero deixar ficar no ar é... querem comparar este tempo perdido com o que seria necessário para colocar uma cópia pirata do Archicad a funcionar?

10 comentários:

  1. A minha instalação foi bem mais simples... mas por outros métodos. he he he

    ResponderEliminar
  2. Conclusão de génio!

    Deixa a pensar...!

    ResponderEliminar
  3. Agora só temos que pensar, que para um utilizador normal chegar a essa conclusão é dificil porque na nossa área é facil contornar, mas para o utilizador de dia a dia já se torna um desespero.

    ResponderEliminar
  4. Bem... ha por ai versoes piratas de programas que não são assim tao simples: desligar da net ou mudar o hosts, correr parte do programa, parar, alterar ficheiros, correr o resto...

    ResponderEliminar
  5. Tanto combate á pirataria acabam nestas situações. o pior é que tanta mariquice não leva a lado nenhum pois tudo se encontra no mercado pirata. Aconteceu-me instalar o SPSS versão de aluno cedido pela minha universidade. Resultado, tive que optar por outros meios pois o real e fidegno programa não aceitava a chave de aluno. Instalei com o cd original e depois crack em cima. Isto é de loucos

    ResponderEliminar
  6. Por estas e por outras é que já li sobre situações de comprarem um software (jogo) e por problemas de instalação, usarem um crack sobre software legal.

    ResponderEliminar
  7. Pior, quando o craks são complicados vem com instruções mais detalhadas que o soft que se paga!

    ResponderEliminar
  8. Parece que os editores de software querem dar uns tiros no pé e depois queixam-se...

    ResponderEliminar
  9. De facto gastar centenas de euros que é o preço de muitos programas, para depois acontecer cenas destas! Meus caros cidadãos, trabalhadores e empresários, já ouviram falar em software livre? Existem alternativas gratuitas ou mais baratas e fáceis de usar, para haver mudança alguém tem de dar o primeiro passo, mudem e incentivem a mudar para software livre.
    Desejo a todos uma «vida» informática mais barata e tranquila.

    ResponderEliminar
  10. o meu problema esta com o encase portable, a resposta é dongle desconectado, e dongle expirado, vc ainda tem sorte e eu ja recebi 8 emails e nada, não tem cão que faça funcionar, e pior parou de repente....

    ResponderEliminar