2011/07/08

Verniz Estalado na Assistência Apple em Portugal


A Apple é uma empresa de reputação considerada "irrepreensível" em todo o mundo, mas em Portugal assiste-se a um episódio que tem indignado centenas de pessoas e que rapidamente se pode alastrar a muitas mais.

O que se passa - para surpresa de todos nós - é que a Apple reduziu os Centros de Assistência Autorizada Apple (AAAC) a apenas uma entidade no nosso país: a PC Clinic.

O que está em causa é que esta empresa não terá funcionários com certificação Apple nas suas lojas ou centros de reparação; deixando enorme dúvidas a todos aqueles que forem forçados a recorrer aos seus serviços para repararem os seus produtos Apple.


Na origem desta decisão estará um conflito entre a Apple e a Interlog - distribuidora nacional da marca da maçã - e que faz com que a Apple deixasse de fornecer peças aos centros de assistência para efeitos de reparação (e que mesmo em caso de garantias, sofrem atrasos consideráveis). Sendo que todas as empresas directa ou indirectamente relacionadas com a Interlog tenham sido "limpas" das listas autorizadas da Apple.


Como não podia deixar de ser, já existe um grupo no Facebook a alertar para esta situação e que pretende fazer com que a assistência Apple em Portugal volte a ser feita por pessoal qualificado.

16 comentários:

  1. Anónimo8/7/11 15:57

    http://www.facebook.com/groups/252851714730085?id=253223651359558&notif_t=group_activity

    ResponderEliminar
  2. Anónimo8/7/11 16:14

    e esta empresa?
    http://www.touaquitouai.pt/
    também faz parte do grupo Interlog?
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. João Sousa8/7/11 16:15

    A minha opinião em relação à Interlog sempre tem sido péssima. Recordo-me de, na década de 90, amigos meus que trabalha(va)m com Macs também terem uma péssima ideia sobre a Interlog.

    ResponderEliminar
  4. O "problema" é que estão os AAAC a "pagar" pela Interlog. E quem se "Lixa" é o consumidor.
    A TATA é também um AAAC.

    ResponderEliminar
  5. A Interlog não tinha problema com pagamentos à Apple? (peço desculpa se estou a lançar um boato)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo8/7/11 18:53

    "O que está em causa é que esta empresa não terá funcionários com certificação Apple nas suas lojas ou centros de reparação; deixando enorme dúvidas a todos aqueles que forem forçados a recorrer aos seus serviços para repararem os seus produtos Apple."

    Se vão tecer este tipo de afirmações era bom que tivessem como os fundamentar... se vão pelo diz que disse nem vale a pena.

    ResponderEliminar
  7. @Anónimo

    Terei todo o gosto em anunciar que a PC Clinic tem os funcionários habilitados a mexer nestes equipamentos. É esse o caso?

    Pelas experiências que conheço em primeira mão (para além de outros relatos), não me parece ser o caso.

    ResponderEliminar
  8. Daquilo que me recordo da Interlog, o serviço deles era péssimo! E portanto, ainda bem que finalmente lhes retiraram o AAAC!

    Agora, ficar só a "pc clinic" é que é assustador! Então e a Tou Aqui Tou Ali!?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo9/7/11 09:37

    Não foi à Interlog que retiraram. Foi a todos os AAAC (que haviam) que deixaram de receber peças originais para as assistências fora de garantia.

    ResponderEliminar
  10. isto já está em vigor? Ou seja, a interlog já não pode dar assistência a nenhum equipamento Apple? Ou ainda terá algum tipo de contracto?

    ResponderEliminar
  11. @Carlos Martins: é esse o caso sim senhor. Obviamente que não são todos os funcionários técnicos certificados Apple (como não o são provavelmente em nenhum AAAC), mas um dia que tenhas um problema até te posso fornecer um contacto directo. Pode ser que mudes de opinião.

    ResponderEliminar
  12. @Anónimo

    Acredito que sim, mas infelizmente uma empresa é muitas vezes nivelada pelo seu nível inferior. E basta haver "meia-dúzia" de pessoas a dar "mau-nome" para que a existência de técnicos qualificados passe despercebida.

    Daí que, o ideal seja que todo e qualquer cliente tenha direito a um atendimento de qualidade, sem que tenha que ser necessário contactar "alguém" directamente como caso especial.

    De resto, parece-me que isso é algo que a Apple procura fazer. Todas as vezes que os contactei fiquei "de queixo caído" com a qualidade do atendimento. (Refiro-me à Apple mesmo).

    Será apenas lógico que queiram que isso se verifique a todos os níveis - e de certa forma, se habilitarm a PC Clinic para isso, certamente terão as suas razões.

    Veremos que tal este assunto se desenvolve, à medida que pessoal com Mac tiver que se dirigir às suas lojas para reparações... Porque afinal, este tipo de coisas apenas se pode demonstrar "na prática".

    ResponderEliminar
  13. Infelizmente já existem inúmeros relatos de más experiências de assistências a Macs, iPhones e iPads em várias Pc Clinics.
    O anónimo que indique o nº de lojas e o nº de colaboradores habilitados. Ou então a localização onde existam ou onde não existam.

    ResponderEliminar
  14. Bem, vou fazer uma pergunta para a qual não sei se há resposta certa. Eu levei o meu mac à iLook e já lá está há três semanas. Como é problema de hardware, já estou a ver que não vai chegar no prazo estabelecido por lei, os 30 dias. Mantém-se a consequência legal de terem de me devolver o valor do meu produto, correcto?

    ResponderEliminar
  15. Jose Gomes9/8/11 15:56

    Guerra aberta pela posse da Maçã.

    A "MBIT" poderá entrar na corrida de tomada de posição das lojas "TB STORE" de Lisboa.

    A "TB STORE", empresa pioneira das lojas APPLE em Portugal encontra-se em grandes dificuldades devido ao "default" de uma das empresas do grupo "INTERLOG".

    A "M STORE" pertencente ao grupo "Ongoing", assim como os poderosos espanhóis "K-TUIN", já há algum tempo estão em conversações com o fabricante para posicionamento nacional da lojas APPLE.

    Tudo indicava que a "M STORE" tomaria a posição das lojas "TB STORE", ficando assim com 3 lojas na grande Lisboa, e a "K-TUIN" abriria ainda este ano uma loja em Lisboa e outra em Coimbra. Ficando assim as 2 empresas com o domínio do mercado APPLE em Portugal.

    Num volte-face inesperado o grupo "MBIT", detentora da única loja APPLE no Porto, comunica não só a abertura da segunda Loja Apple na cidade do Porto, como a abertura de Coimbra. E fontes próximas ainda não confirmadas afirmam que a "MBIT" também está na corrida nas lojas "TB STORE".

    Se tal suceder a "MBIT" posiciona-se com 5 lojas, deixando a "Ongoing" com apenas 1 loja e, simultaneamente, deixando os espanhóis em Espanha…

    A cadeia de lojas "MBIT" toma de novo posição no mercado após o colapso e re-estruturação do grupo "CHIP7".

    Já no que toca à distribuição da marca Apple fica agora representada pela "TECHDATA", que ganhou a corrida aos Italianos da "ESPRINET", aos espanhóis participados pelo BBVA, "VINZEO" e ao líder nacional da distribuição "CPC di".

    As fortes ligações comerciais "TECHDATA" e "MBIT" podem ter influenciado esta conquista do mercado APPLE em Portugal.

    ResponderEliminar