2011/07/29

Windows com Suporte para Fotos RAW


Para os fotógrafos que não abdicam de tirar fotografias em modo "RAW", eis uma novidade que certamente vos facilitará a vida: a Microsoft diponibilizou um pacote de codecs que permite ver fotos RAW no visualizador de fotos e no Explorer.

Ao contrário das imagens em formato JPEG, o formato RAW guarda a informação tal e qual foi capturada pelo sensor da câmara, permitindo assim efectuar correcções de cor e luminosidade que não seriam possíveis de outra forma. (As fotos em JPG são o resultado da conversão desta informação para um formato visual, sendo que depois ainda lhes é aplicada compressão em maior ou menor grau.)

Disponível também para as plataformas de 64bits, este pacote de codecs suporta mais de 100 câmaras - incluindo Canon (EOS 1D, EOS 20D, EOS 300D, EOS 5D, etc.), Sony (A100, A200, A230, etc.), Olympus, Pentax, Leica, Minolta, Epson (RD1), e Panasonic.

Para além de facilitar a gestão das fotografias, que assim dispensa o uso de programas específicos dos fabricantes; a MS levou a sério a segurança dos vossos "negativos digitais", já que o ficheiro RAW permanece intocado mesmo em caso de editarem a foto - sendo as alterações gravadas num novo ficheiro JPEG ou JPEG-XR (HD Photo), sendo que este último permite manter toda a informação existente no RAW.




4 comentários:

  1. Esses codec packs são uma banhada...
    Nem a Canon 60D nem a Nikon D7000 estão como cameras suportadas!!!

    No caso da Canon (n sei como é na Nikon), o codec proprietario da Canon 60D deles pra ver as imagens RAW no windows é só funciona em Win x32. No entanto ha um truque para quem tem Win x64 e quer ver imagens RAW utilizando o codec pack da Canon, ha que abrir a imgem RAW utilizando o Live Photo Gallery (q é um programa x32) e assim ja se consegue ver as imagens RAW.

    Tristeza por parte da M$ por n suportar estas duas cameras e tambem por parte da Canon por nao ter ainda um codec pra x64 (a Nikon n sei)

    ResponderEliminar
  2. Este pack de codecs da MS está disponível em versões de 32 e de 64 bits.

    ResponderEliminar
  3. Sim eu sei, mas nao tem suporte pra Canon 60D nem pra Nikon D7000
    Ou seja, pra quem tem a Canon 60D (como eu) e tiver um Win x64, nem com este pack nem com o da Canon (q só é pra x32) consegue ver RAW atraves do file explorer. So se usar aquele truque q pus ali atras...
    É claro q ha mais maneiras de ver, a Canon traz software pra ver/editar RAWs...

    ResponderEliminar
  4. Apple released an OS X 10.6 upgrade that incorporates support for the Canon EOS 60D and PowerShot S95........


    Noticia de Nov de 2010.

    Sempre atrasados e a "copiar mal" :p

    ResponderEliminar