2011/08/13
Era do PC está a Terminar
Ainda no outro dia o IBM PC fez 30 anos, e eis que agora um dos engenheiros envolvidos na sua criação vem dizer que a era do PC está prestes a terminar.
Embora os computadores pessoais ainda possam continuar a existir, sob a forma de ultra-portáteis como os MacBook Air, netbooks, e afins; o que é certo é que se tornam numa espécie em vias de extinção, dando lugar a novos equipamentos, como os smartphones e tablets, que permitirão uma sinergia de computação muito para além daquilo que podemos imaginar hoje.
Quantos utilizadores de smarpthones e tablets não preferem usar o seu "mobile", mesmo quando têm o seu PC à disposição a poucos metros de distância?
Isso, por si só, é prova mais que suficiente das preferências actuais, e da tendência a seguir para os próximos anos... (E pensar que esta mesma IBM que nos trouxe o "PC", também apresentou um tablet... em 1990! :)
Será que estão a guardar os trunfos para processar a Apple e o iPad daqui por uns tempos? ;)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Concordo que o novo mercado criado pelos tablets e assim vai destronar os pcs. No entanto, ainda nao vi uma alternativa viavel aos pcs para tudo o que eles fazem pelo que acho que ainda vao demorar uns bons anos ate os pcs desaparecerem :o). Afinal, onde raio vamos programar para os tablets? Heheh
ResponderEliminarCondordo com o Luis Muiguel.
ResponderEliminarQuando dizia a um colega meu que me apercebi que preferia ler o mail no iPhone , mesmo tendo o portátil aberto à minha frente, ele não acreditou. Quem ainda vivia no mundo dos Windows mobiles 6.0 Não fazia ideia do mundo novo que existe. Infelizmente muita gente ainda não sabe, mas agora se sair um iPhone Low cost... Vamos ver. Daqui a 2 meses já saberemos
heheh, eu em casa, no trono (leia-se, casa de banho) e na cama, e so iPad mesmo! :o)
ResponderEliminarE quando vou de ferias e a mesma coisa, so levo o iPad...
Mas para trabalhar (no que faco no trabalho), tem de ser mesmo num PC, caso contrario torno-me muito pouco produtivo!
@Luis
ResponderEliminarIsso será nos moldes actuais; dá-lhe mais um par de anos e acredito que um tablet possa fazer tudo e mais alguma coisa que um "PC" faça actualmente.
Com um teclado wireless e uma ligação a um monitor (que poderia ser wireless tipo airplay) nada impede que um tablet funcione como um PC - como se pode fazer actualmente via um remote desktop ou coisa semelhante. :)
A analogia que o próprio Steve Jobs fez foi que os PCs são como os tractores. Eles ainda existem hoje e são necessários e indicados para certas tarefas. Mas para outras, como passear na cidade, já preferimos usar um carro tipo smart. Ou seja, os tablet são por si uma categoria e não uma subcategoria do PC.
ResponderEliminar