2011/08/03

IBM PC faz 30 Anos


Se no outro dia foi a vez do MS-DOS, agora é a vez do IBM PC fazer 30 anos.

Nunca tive oportunidade de trabalhar com um IBM PC original, mas ainda apanhei uns clones - que ainda assim continuavam a custar uma fortuna, com preços superiores a 500 "contos" na época. Não deixa de ser caricato que este computador que tanto fez pelo panorama informático tivesse um CPU 8088 a funcionar a uns "alucinantes" 4.77Mhz e viesse equipado com 256KB de Ram - o que permite por em perspectiva aquilo que hoje carregamos num qualquer smartphone.

Mas, o que é certo é que já na altura o tal clone tinha um botão vermelho bem visível... que permitia passar a frequência para 8MHZ, o que representava um aumento de potência computacional para o dobro! Ah pois.
(E porque razão não se tinha sempre aquilo a trabalhar a 8Mhz?... É que havia programas que não estavam preparados para trabalhar a tal velocidade, e depois ficavam rápidos demais! :)

14 comentários:

  1. "gloriosos" tempos do DbaseIII, do Lotus e do Wordstar, disketes de ... já nem sei o tamanho daquele disco flexível que quando se dobrava, tudo desaparecia ... etc etc ... enfim, aquilo era mesmo uma aventura e uma barulheira com as impressoras de agulhas ... sinto por vezes uma certa nostalgia daqueles tempos em que apenas uns quantos sabiam mexer naquelas máquinas, por outro lado ainda bem que as coisas agora são mais fiáveis.

    ResponderEliminar
  2. Esse anúncio já é do IBM PC AT de 1984, já com processador 286, slots ISA 16bits, BIOS, etc. Foi a norma que durou até aos tempos dos 486 e alguns dos primeiros Pentium. O ATX só surgiu em 1995, quando a Intel decidiu assumir as rédeas do PC.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/8/11 03:28

    Também tive PC XT Clone com famoso botão vermelho para "overclocking".

    Tinha 256K de memória e só trabalhava com disquetes de 5 1/4 com 360KB de capacaidade (não tinha disco)

    Mas mais tarde ficou a "bombar" com 2 grandes upgrades: 1MB de memória em formato de chips (mas como era 8bits só endereçava 640KB) e um glorioso disco de 20MB.

    Bons tempos

    ResponderEliminar
  4. Ainda tenho um ibm original guardado. se não me engano: 386 a 66mhz, 4mb de mem ram, 80 de disco.
    lindo.
    tenho o conjunto completo, caixa, ecran e keyboard, tudo ibm.
    ou faço museu dele, ou vendo a algum colecionador.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Com 66 mhz e 4 megas de RAM deve ser um
    486.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5/8/11 01:37

    @ Nelson Cruz:
    66MHz era mesmo 486,eu tive um em 1991 com essa frequencia,HDD de 520MB (nao me recordo se de origem ou upgrade posterior) e RAM tb nao me recordo..som era a cargo de uma soundblaster e corria como OS o win3.1 mais o DOS 6.2 ainda sem CD-rom e com impressora HP Deskjet 520c a preto (julgo que foi o ultimo modelo da hp a sair a preto)..abraços (E.Correia)

    ResponderEliminar
  8. Pois... tenho a impressão que os 386 não passaram dos 30MHz.

    Err... afinal, segundo a Wikipedia, houve até 40MHz. http://en.wikipedia.org/wiki/Intel_80386

    ResponderEliminar
  9. 520c, máquina de guerra!!!!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo5/8/11 16:19

    @ Luis Guerra:
    Há instalações de formação do IEFP em Tavira (Algarve) que ainda dispoem de uma a trabalhar,só não sei como ainda conseguem arranjar tinteiros,talvez usem os originais, recerregando-os quando necessário.. embora não seja de lá, assisti à mesma a trabalhar quando frequentei uma formação naquelas instalações..
    confirma-se que as coisas antigas são muitas vezes mais fiáveis e resistentes.. abraços a todos

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5/8/11 16:20

    ups,era @ Luis Costa, não Luis Guerra.. sorry

    ResponderEliminar
  12. O meu primeiro computador foi um IBM XT 8088 tal como o que aparece na foto, mas com um disco de 20MB (sim, megabytes) e um ecrã âmbar (amarelo)... restos dele ainda devem andar algures...

    ResponderEliminar
  13. Hola
    Alguien tiene ordenadores ibm tipo AT o XT para vender, funcionando en perfecto estado

    gracias

    ResponderEliminar