2011/08/15

Notícias do Dia

Para além da compra da Motorola Mobility pelo Google, hoje temos ainda mais notícias para começarmos bem a semana: desde o que poderia significar a Apple passar a ter um operador de telecomunicações, um Firefox com logins uniformizados, e muito mais.


E se a Apple comprasse um Operador de Telecomunicações?

Sendo a companhia mais valiosa a nível mundial, e com mais dinheiro em caixa que o Governo dos EUA, parece não haver limites ao que a Apple possa fazer. E se a Apple decidisse entrar no mercado dos operadores de telecomunicações?

A Apple é conhecida por querer controlar todos os seus produtos do "início" ao "fim", e nesta altura a parte das comunicações é a única que não depende directamente deles - pelo que, nessa perspectiva, a jogada faria todo o sentido.

Claro que a manobra não seria bem vista por todos os outros operadores no mercado... Mas, tal como a Nokia bem demonstrou, a Apple não se tem preocupado muito com os "poderes instituídos" e tem mostrado que num par de anos as coisas podem mudar radicalmente.

Se a Apple trouxesse uma lufada de ar fresco a este segmento, sem dúvida que muitos operadores teriam que "correr atrás" depois de anos de monopólio onde a única preocupação tem sido contar o dinheiro dos seus rendimentos e afinar preços com a "concorrência"...


Firefox com botão de Sign-In


Fartos de procurar pelo botão de sign-in/login nos sites? (Verdade seja dita, nalguns deles aquilo mais parece ser um jogo de detective "em busca do botão de login no local mais obtuso possível".)

A Mozilla quer simplificar-nos a vida e vai permitir que o login passe a ser feito através de um botão no próprio browser (Firefox, obviamente.)

Desta forma, os utilizadores passarão a ter uma forma uniformizada de fazer o login nos sites - mas, isso obrigará a que os sites sejam compatíveis com esta nova técnica... Pelo que não sei até que ponto é que isto tera resultados práticos (há ainda tantos sites "grandes" que nem se preocupam em funcionar correctamente sem ser no Internet Explorer, quanto mais em tirar partido das suas funcionalidades específicas...)


Intel com CPUs "melhoráveis" por Software
E se o CPU que comparassem estivesse limitado, não por qualquer impeditivo de hardware, mas por motivos "de mercado"?
A Intel volta a ter CPUs que vêm propositadamente limitados e que podem ser desbloqueados para o seu potencial máximo... mediante o pagamento de uma taxa extra.

Embora este tipo de coisa seja habitual em muitas áreas para criar várias gamas de preço, não me parece que seja algo lá muito correcto... Mas, cada um que decida com a sua própria carteira. Entre escolher um i3 "limitado" ou um i5 mais potente e sem esse "limitador"... parece-me ser fácil a escolha.


Curtas do Dia

1 comentário: