2011/08/30

Notícias do Dia

Torna-se cada vez mais frequente ver as marcas a contratarem aqueles que muitos vêem como seus "inimigos", e depois da Apple também a Google opta pela mesma táctica. Temos ainda novidades sobre o explorador de ficheiros do Windows 8, novos modelos Bada da Samsung, e indícios que o Facebook continua a preparar a sua ofensiva via Web Apps.

Relembro ainda que estamos a pouco mais de 24h do encerramento dos nossos dois passatempos de Verão, que te dão a possibilidade de ganhar um Hub USB da LaCie e um headset da Logitech. Se ainda não participaste, não deixes para amanhã. :)




Se não os podes vencer... Contrata-os!

Depois da Apple ter contratado um dos hackers mais activos do iOS, é a vez do Google contratar a pessoa que recorrentemente foi dando notícias sobre as novidades que iriam surgir no Google+ (como por exemplo, de que o Google+ estava prestes a ter jogos).

Assim, em vez de terem que se preocupar com estes "espertalhaços" a divulgarem os seus segredos antes do tempo, as empresas podem usar os seus conhecimentos para evitar que outros possam fazer o mesmo. Parece-me uma boa táctica - e bem melhor que os processarem e arrastarem para os tribunais na tradicional batalha "David vs Golias".


File Explorer do Windows 8 com "Ribbons"


A Microsoft continua a divulgar algumas das coisas que anda a preparar para o futuro Windows 8, e desta vez ficamos a saber que o proeminente File Explorer que dá a cara às janelas do Windows vai passar a contar com o novo estilo de interface que tem surgido nos últimos produtos da Microsoft.

A ideia é boa, já que visa colocar as opções mais utilizadas em locais de acesso mais imediato - no entanto, há que admitir que o aspecto global não é lá muito atractivo, mais parecendo uma enorme confusão visual (pessoalmente, não sou grande fã dos ribbons - e dou por mim a ter que perder mais tempo a fazer trabalho de detective para encontrar as coisas que preciso, do que propriamente a fazê-las!)

Por outro lado, se a MS pretende fazer do seu Windows 8 um sistema operativo que seria utilizável em tablets e afins, não estou a ver como é que um interface deste tipo poderá ajudar...


Algo bem mais útil será certamente a capacidade do Windows 8 poder "montar" imagens ISO e ficheiros VHD, que os permitirá usar como drives virtuais sem necessidade de recorrer a programas extra.


Samsung com Nova Geração de Wave's com Bada 2.0

Os fãs do Bada da Samsung poderão colocar novos equipamentos na sua lista de desejos. A Samsung anunciou três novos modelos Bada 2.0: o Wave 3, Wave M, e Wave Y.

Com um ecrã WVGA Super Amoled e processador de 1.4Ghz, o Wave 3 é o mais potente, e conta ainda com uma câmara de 5MP com autofocus e corpo em alumínio anodizado - o que lhe dará um aspecto bastante interessante.

O Wave M e Y posicionam-se como equipamentos de gama média e baixa, com processadores mais fracos e ecrãs com menor resolução (320x480).

Todos eles virão equipados com o novo sistema de mensagens multiplataforma ChatON da Samsung e contarão com as novidades do Bada 2.0, como suporte para NFC, reconhecimento de voz, partilha WiFi, etc.


Facebook ao Ataque nas Web Apps

Lembram-se de Steve Jobs defender as WebApps como opção de futuro para quem não quisesse ficar dependete da App Store? Pois bem, parece que o Facebook se prepara para o levar à letra, e trabalha no Bolt.js - uma framework Javascript que permitirá a criação de Apps "espectaculares" que funcionarão em qualquer browser.

Com toda esta aposta nas tecnologias Web como forma de não depender das App Stores, continuo a dizer que o Facebook seria o mais sério candidato à aquisição do WebOS abandonado pela HP. (Os rumores que indicam que a Samsung poderia estar interessada parece-me exagerados: eles já têm bastante com que se entreter, entre Android, Bada, Windows Phone 7. Que sentido faria dedicarem-se a ainda mais uma plataforma?)

Por outro lado, o Facebook continua a apostar na segurança e diz que já pagou $40 mil dólares a pessoas que relataram bugs.


Curtas do Dia

1 comentário:

  1. Dos_Passos30/8/11 17:34

    A contratação do Comex (do Jailbreakme) para um estágio na Apple foi do melhor que há.

    Já contratado diz ele que já não pode contribuir para o jailbreak, mas espera que outros continuem com isso porque é assim que gosta de usar o iPhone :D

    Os hackers, sendo possível, é melhor tratá-los às boas. Acho que o iOS tem tido sorte nos que lhe calharam (Dev Team e próximos + Cydia).

    ResponderEliminar