2011/09/23

ifttt - Automatiza a tua Internet



Quantas vezes não desejaram fazer coisas com os diversos serviços que utilizam na web, mas não têm conhecimento técnicos - nem tempo disponível - para o fazer? Não seria bom podermos fazer interligações entre diversos serviços, como por exemplo: mandar para o Evernote qualquer artigo que marcarmos com uma estrela no Google Reader; ou sempre que enviarem uma foto para o Facebook esta seja automaticamente enviada para o Picasa; ou ainda que qualquer photo onde sejam "tagados" no FB seja enviada para o vosso Dropbox?



É isso mesmo que este ifttt faz, e de forma acessível a todos. O seu conceito de funcionamento é o mais básico possível: "If This Then That"  - que é como quem diz: "Se *isto* faz *aquilo*".

Basta-nos portanto definir o que é "isto", usando os múltiplos canais de entrada que temos à disposição, e definir operações a fazer usando igualmente muitas das que estão disponíveis.

Assim que criamos esta nossa rotina, podemos disponibilizá-la publicamente sob a forma de "receita", para que outros possam utilizá-la. (Existem muitas dezenas já à escolha, incluindo backups do Twitter para o Calendário do Google, enviar as partilhas do Greader para o Twitter,  e até avisos de metereologia que vos podem ser enviados por SMS.)

Portanto, se alguma vez desejaram fazer estas artes à MacGyver com serviços da Web, este ifttt parece ser a inevitável fita-cola que tudo permite! :)

[Obrigado ao Marco Pinheiro pela dica :]

1 comentário: