Demonstrado que por vezes os problemas mais complexos podem ser resolvidos por pessoas que não são especialistas na área, e que tudo depende apenas da "visualização" e da apresentação desses mesmos problemas, eis que jogadores do projecto fold.it resolveram um problema com que que cientistas e investigadores se debatiam há anos.
Anos e anos de pesquisa a tentarem descobrir a misteriosa estrutura molecular de uma enzima do monkey-virus (virus-macaco?)... que quando foi colocada como desafio no fold.it foi resolvido em apenas 10 dias!
Este projecto transforma em puzzles o complexo processo de "desenrolar" a estrutura molecular de proteínas, e que pode ocorrer de milhões de maneiras - sendo que apenas uma é a correcta: aquela que é a mais eficiente e que a Natureza aplicou depois de milhões de anos de evolução. No entanto, é uma daquelas tarefas que um computador, se o tentar fazer por "força-bruta" tentando todas as combinações possíveis... demoraria uma eternidade a conseguir fazê-lo da forma correcta.
Daí a necessidade da perspicácia e intelecto humano, que nestas situações é muito mais capaz de atingir a resposta correcta: como ficou agora demonstrado.
Excelente post. Já tinha lido sobre essa notícia e fiquei realmente impressionado com esse "crossover" entre o mundo dos jogos e a ciência "séria". Ainda estamos longe dos fantásticos computadores que dominarão o mundo e mandarão ciborgues ao passado para matar a Sarah Connor? :)
ResponderEliminar