Mais que nunca, o tempo de atenção que as pessoas dedicam a algo é cada vez menor. Se noutras décadas nos podíamos dar ao luxo (ou melhor dizendo: não havia outra maneira) de esperar dias ou semanas para ver/ler algo, hoje em dia nas redes sociais quem manda é o "agora e já".
Este estudo analisou o percurso de links partilhados em serviços como o Twitter, Facebook e YouTube, para ver qual seria o seu "prazo de validade" - ou seja, até quando é que as pessoas continuariam a dar-lhe alguma atenção.
Embora haja algumas variações, os resultados foram bastante semelhantes, com a excepção a ser o YouTube.
Na maior parte das partilhas via redes sociais (e também directamente), os links partilhados têm um pico de popularidade nas 2 ou 3h iniciais - período em que receberão metade dos clicks totais - e que depois vai diminuindo ao longo do tempo e praticamente desaparece passadas 10h.
No caso do YouTube, o fenómeno é diferente, com o pico da atenção a surgir horas mais tarde (será que a maior parte das pessoas marca o vídeo para o ver mais tarde?)...
Fenómenos interessantes de analisar, sem dúvida.
2011/09/07
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Um dos factores mais importantes creio que seja a pesquisa. Twitter e facebook tornam muito dificil aceder a qualquer conteudo com mais de algumas horas.
ResponderEliminarE desconfio que o facto do Youtube só se ver passadas umas horas tem a ver com o facto dos tarifários limitados de dados em dispositivos móveis. Farto-me de marcar videos para ver em casa, pois se os vejo no iPhone, bye bye 600Mb.
ResponderEliminarO youtube funciona de maneira diferente do facebook/twitter.
ResponderEliminarO Facebook e Twitter têm um stream de "noticias" temporal. Quantos mais amigos/seguidores um pessoa tiver (se eles forem activos) mais depressa um link partilhado começa a desaparecer na timeline.
O youtube começa a dar mais relevância conforme o numero de visitas que esse link tem. Ou seja, mal o video é postado ele aparece nos videos recentes mas rapidamente desaparece, assim que começa a ter mais visitas o youtube da-lhe mais relevo e começa a aparecer nas sugestões de vídeos.
Daí a sua popularidade só aparecer mais tarde.