2011/10/08

iPhone 5 com 4G apenas no Final de 2012?


Voltando à questão dos tamanhos, e dos motivos pelo qual o actual iPhone 4S não teria hipótese de ter LTE/4G voltamos a ter as questões práticas do espaço físico dos componentes.
É que actualmente, face ao espaço já ocupado no interior de um smartphone como o iPhone, não haveria hipótese de colocar um chip extra para suportar o 4G (já que ao contrário do que acontece com o chip multi-modo GSM/CDMA, não existe ainda nenhum que suporte "GSM/CDMA/LTE") - a não ser, obviamente, que se roubasse espaço noutro lado, como reduzindo o tamanho da bateria.

(Há ainda quem argumente que seria também por isso que a Apple pretendia usar um cartão SIM "virtual", integrado num chip, e dispensando o "volumoso" socket/ficha para o microSIM.)

Com a natural evolução do fabrico do chips, espera-se que no último trimestre de 2012 já existam no mercado chips LTE de tamanho mais compacto e/ou híbridos que possam "caber" no próximo iPhone "5". Por outro lado, tal como o 3G inicialmente era bastante gastador de energia (e ainda agora é), também o LTE/4G é um autêntico "aspirador" de bateria, pelo que até lá, poderão ser feitas mais evoluções e melhoramentos que permitem reduzir os consumos destes chips.

Actualização: no entanto a Apple vai ceder à pressão da AT&T e nesse operador mostrar o sinal de "4G"! duhhh...

5 comentários:

  1. Sim e quem sabe se esses novos chips mais pequenos nao terao mesmo a assinatura "Samsung"?! (Sera que haveria treguas da apple para a samsung?).

    ResponderEliminar
  2. Pois..ainda ha que esperar nos states, enquanto outros utilizadores ja gozam velocidades extraordinárias de 4G (100MB/S ou mais) ha pelo menos um ano, os proprietarios do famoso iphone ainda estao um bom passo atras no que se refere a velocidade de trafego. O iphone ainda continua no 3G apesar de uma companhia americana tentar passar a "ideia" de que este ja e 4G, quando ele ainda continua no 3G (versao HSDPA). Bem cada um que se iluda como quiser, mas as estrategias de marketing nem sempre sao as melhores...

    ResponderEliminar
  3. Mais caricato, é - como actualizei no post - na rede da AT&T passar a ser exibido o "4G", para acompanharem o marketing dos operadores. Palhaçada total.

    Quanto ao LTE/4G *real*, vai ser o tipo de coisa que acredito apenas quando "vir". Por agora é preciso também não esquecer que aquilo tem impacto bastante forte na bateria; e... por outro lado, quantos de nós conseguem realmente ter velocidades efectivas de 7 ou 8MBits que seja, num 3G que até pode dar 21 ou 42Mbps se eles quiserem?

    Por acaso, até seria interessante fazer-se um inquérito sobre as velocidades reais 3G que temos verdadeiramente... Nem sequer os 3.6Mbits das ligações limitadas são muitas vezes atingidos. :/

    ResponderEliminar
  4. Dos_Passos8/10/11 21:25

    Segundo a app Speedtest.net a minha velocidade 3G é de 2,71 Mbps de download e de 0,34 Mbps upload.

    Na rede Wifi dá 14,38 Mbsps (mais do que um computador ligado à mesma rede) e 4,9 Mbps

    Se os números estão bem de facto o 3G é bem mais lento que o Wifi. Nunca me fiei muito na medição do 3G porque se repetir o teste a velocidade de download varia muito.

    Há outra maneira de fazer o teste com smartphones ?

    ResponderEliminar
  5. Pois, é esse o problema de fazer as medições 3G... vai sempre variar muito, em função do local, da carga da célula, etc. Mas por isso mesmo é que se torna interessante fazer uma estimativa dos valores *reais* efectivos que se atingem... já que novamente será um daqueles casos em que estamos a pagar por um serviço, de velocidade "X", mas que na prática quase nunca será atingido ou cumprido.

    ResponderEliminar