2011/10/25

Morreu John McCarthy - Pai da Inteligência Artificial

John McCarthy, criador da linguagem de programação LISP e a quem é atribuída a primeira utilização do termo "inteligência artifical" morreu ontem aos 84 anos.

Mais que uma vida dedicada às questões da inteligência artifical (desde logo previu que um computador seria capaz de derrotar um humano no xadrez, embora tenha sido demasiado optimista ao dizer que tal aconteria nos anos 70... tendo falhado por algumas décadas), McCarthy é igualmente responsável por muitas técnicas e conceitos que ainda agora são utilizados diariamente: como o garbage collection, e também o conceito de que os programas poderiam ser fornecidos e cobrados à semelhança do que acontece com os serviços de água e electricidade - isto em 1961 - e que agora se torna realidade com a "cloud".

Outra das suas criações foi o conceito da fonte espacial - uma variação do elevador espacial que supostamente será mais fácil de construir.

Sem dúvida um visionário da "velha guarda" que nos faz recordar que muitas das coisas que hoje tomamos por garantidas apenas existem porque senhores como estes foram capazes de as sonhar e concretizar (e até me entristece pensar quantos outros nos deixarão nos próximos anos, à medida que esta primeira geração de grandes visionários dos computadores vão envelhecendo cada vez mais...) Se é que pode servir de consolo... não serão esquecidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)